Bebida vegetal de coco

É realmente preciso evitar o leite de vaca? Muitos tem dúvidas, antes de ir tirando qualquer coisa da alimentação é super importante buscar ajuda profissional, ver se é necessário! O nutricionista funcional vai avaliar todos os sintomas que você apresenta e avaliar de fato qual a melhor freqüência para o leite de vaca, ou por exemplo, alimentos que contenham glúten,  podem entrar no seu cardápio sem que prejudique sua saúde e sua beleza. 

'Lydiane, bebidas vegetais custam os olhos da cara!' Concordo com você! Aqui em Goiânia 1 litro de bebidas vegetais chegam a valer R$27,00. Amo quando surgem algumas promoções com valores de RS16,00, a nutri pira! Rsrs

Sei que o Brasil está passando por uma fase difícil na economia, não está fácil pra ninguém, mas saúde é o que interessa! Aqui no blog já compartilhei com vocês várias receitas de bebidas vegetais, para todos os gostos. Até uma the flash que você prepara ligeiro! Mas hoje quero compartilhar uma sacada com você, de todas as bebidas vegetais a mais acessível é a de coco. Não é aquele leite de coco que você compra no mercado cheio de espessantes e acidulantes, mas o que você prepara em casa. 'Ai ai ai, Lydiane, não dê trabalho vai?' Imagina! Estou aqui para descomplicar sua vida!


O primeiro passo é adquirir um coco maduro. Chegando em casa ligue o forno em torno de 180ºC, enquanto isso retire a água do coco e reserve. Se você adquirir um coco sem água não tem problema, ok? 

Em seguida coloque o coco em uma forma e leve para o forno durante 15-20 minutos até ele ficar bem rachado. Tenha cuidado para não se queimar com o resto de água que ainda pode ficar dentro do coco, certo? Por isso, envolvo todo o coco em um pano de prato limpo para então, usar o martelo de cozinha para ajudar a quebrar ainda mais o coco. 

Separo as cascas da polpa com o auxílio de uma faca de mesa, sem ponta. Corto a polpa em pedaços menores e adiciono no liqui 1 copo de 250ml cheio da polpa de coco + 4 copos de água quente e bato bem. Uso outro pano limpo para coar a bebida, você também pode usar uma peneira bem fina. Se necessário espere esfriar para não se queimar. 

Às vezes não resisto e bebo toda a água do coco, hehe... mas quando me policio melhor, utilizo ela no preparo da bebida, e completo o restante com água quente. Dessa forma fica ainda mais gostoso! Humm... depois de coar a bebida já está pronta! Só não vai tomar tudo de uma vez, viu? Rsrs... 


A bebida de coco pura já é uma delícia, mas você pode experimentar também, adicionar cacau, baunilha, preparar um mingau, canjica ou ainda um arroz doce! Cai muito bem na massa de escondidinho, em casa faço uma de abóbora que fica mara! São tantas as opções para você usar! 

Pra deixar a bebida bem clarinha como da foto acima, só retirar a parte marronzinha da polpa. Você pode armazenar a bebida na geladeira em garrafa de vidro bem fechada até 5 dias. Você vai perceber o seguinte, com o passar dos dias vai ocorrer a separação da gordura do coco, ela vai ficar na parte de cima do recipiente, é um super creme de leite coco que você pode utilizar na preparação de sobremesas, cobertura de bolos, cupcake. Uma gordura super funcional, livre de colesterol!

E as vantagens do preparo dessa receita ainda não terminaram, uma outra coisa que é muito bacana e que torna ainda mais barato o uso dessa bebida é o resíduo que sobra no pano/peneira. É! Com ele você pode fazer uma farinha de coco/coco ralado que vai cair muito bem em cookies dentre outras receitas que você gostar. Para aumentar a validade é bom você secar o resíduo, para isso, basta usar forno + forma ou frigideira + fogo.


No forno: Espalhar o resíduo em uma forma e levar para o forno pré aquecido à 180ºC 40 minutos e a cada 10 minutos você vai misturando o resíduo, ele ficará no ponto certo quando você pegá-lo com as mãos e não grudar.

Na frigideira: Colocar o resíduo em uma frigideira anti aderente, fogo baixo e ir misturando sempre, até que fique bem sequinho.

Para deixar o resíduo mais fininho, como farinha, só triturá-lo em um liqui ou processador. 
Espere seu coco ralado/farinha de coco esfriar para então guardar em recipiente de vidro, pode ser armazenado fora da geladeira por muito tempo.

Sabe aqueles produtos que você vê por aí? 'Compre 1, leve 2!' O coco maduro é melhor do que todos esses produtos que você já viu! 1 coco maduro = (1) água de coco + (2) leite de coco + (3) creme de coco + (4) farinha de coco / coco ralado! Vale a pena! Espero que o post de hoje tenha sido importante. Gostou? Te acrescentou em algo? Que tal compartilhar com seus amigos! Dê esse presente para eles.

Dúvidas sobre esse assunto? Qual sua opinião sobre o que foi tratado? Escreva nos comentários. Será um prazer respondê-lo(a).

Quer saber mais? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.