Fórmulas infantis Veganas

16.2.20

Tenho ajudado a muitas mães na alimentação dos seus bebês vegetarianos. E uma questão que vira e volta gera dúvidas são as alternativas para fórmulas infantis com base em leite de vaca: soja e arroz.


Essas alternativas são excelentes, mas ressalto que a vitamina D presente na maioria delas é de origem animal. Sendo assim não são inteiramente veganas. Porém, ressalto que a oferta de outros tipos de alimentos antes dos 6 meses de vida coloca o bebê em risco de desnutrição, deficiência de micronutrientes e obesidade, pois muitas vezes os alimentos oferecidos não suprem as demandas nutricionais do lactante.

É importante que entendam, nem leite de vaca e nem os leites vegetais, sejam esses industrializados ou preparados em casa, devem ser oferecidos em substituição ao leite materno ou às fórmulas infantis.

As fórmulas infantis à base de soja são utilizadas há mais de 60 anos e tem se mostrado seguras e eficazes na substituição ao leite materno, Além disso, são nutricionalmente adequadas e capazes de promover o crescimento e desenvolvimento normais de lactentes a termo desde o nascimento e de maneira semelhante ao leite materno e às fórmulas infantis à base de leite de vaca.

Vários estudos foram realizados para avaliar o efeito dos fitoestrógenos (isoflavonas) presentes nas fórmulas e nenhuma evidência de efeito adverso foi encontrada.

Aconselho que em situação em que o aleitamento materno não está indicado: mães portadoras de HIV ou HTLV1 ou 2, lesão herpética na mama, vacinação recente contra febre amarela (até 14 dias após), quimioterapia ou radioterapia, uso de drogas ilícitas e uso de alguns medicamentos controlados, as mães utilizem as fórmulas feitas a base de soja ou arroz.

Qual sua dúvida sobre esse assunto?

Desejo melhorar minha saúde e qualidade de vida através da alimentação! Preciso de sua ajuda!

Quero receber ajuda extra para seguir firme com a reeducação alimentar e receber de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook e Instagram! Lá você encontra informações valiosas sobre emagrecimento consciente e nutrição vegetariana em todos os ciclos da vida, e muito mais.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.