Comportamentos que aumentam a saciedade

26.1.16

Como você se comporta durante as refeições? Algumas atitudes comuns ao alimentar podem contribuir para a obesidade, no entanto, também há outras, simples e eficazes para controlar o apetite. Abaixo listei os hábitos mais importantes para aumentar a saciedade:

Faça o desjejum: fazer um bom café da manhã é excelente para começar o dia e esse hábito é imprescindível para evitar aquela fome de leão no final do dia, principalmente a noite, quando você chega em casa. Essa refeição precisa ser completa: frutas + cereais integrais + oleaginosas.

Esteja por inteiro:
 durante as refeições evite assistir TV, ler, mexer no celular ou computador essas atividades atrapalham o cérebro a perceber que você já está saciado, pois são muitas informações que chegam para ele ao mesmo tempo. Concentre-se na comida, no sabor dos alimentos e na mastigação.

Beba menos líquidos nas refeições: os líquidos 'lavam' as papilas gustativas, o que não é interessante, pois quanto mais tempo os resíduos alimentares ficam em contato com nossas papilas, mais e mais 'torpedos' são enviados ao cérebro avisando de que há comida na boca. Ao beber líquidos durante a refeição perde-se esse efeito. Além de que, ao ingerir líquidos, a tendência é diminuir ainda mais a mastigação, o que não é nada legal para aumentar a saciedade. Prefira alimentos sólidos e viscosos, eles regulam mais o apetite do que alimentos líquidos.

Mastigue!: cada mastigada é um 'torpedo' que enviamos ao cérebro: 'Ei, estou me alimentando, logo estarei cheio'. Por isso, quanto mais mastigar, mais insistente será essa mensagem e logo seu cérebro vai se tocar que você está cheio(a). Mastigue devagar, senão vai morder os lábios ou a língua, digo isso por experiência própria rsrs... O velho truque de repousar os talheres sobre o prato por alguns segundos é uma mão na roda. Analise seu comportamento e mude, tudo bem? :)

Consuma mais fibras: as fibras estão presentes em frutas, verduras, cereais integrais e oleaginosas. Além de retardar o esvaziamento gástrico, as fibras controlam o índice glicêmico dos alimentos, o que também é primordial para proporcionar saciedade, pois grandes oscilações do açúcar no sangue provoca sensação de fome.

Se ainda assim, você precisa de algo mais para aumentar sua saciedade, confira o post 'Alimentos com forte poder de saciedade'. Vai te ajudar pra caramba. 

Dúvidas sobre esse assunto? Escreva nos comentários que será um prazer ajudar você!

Quer saber mais sobre nutrição e saúde? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.