Super Alimento – Pinhão



A araucária, árvore símbolo do sul do Brasil, é fonte de um excelente alimento, o pinhão. Aqui em Goiás é mais comum encontrar essa semente no mês de julho em mercados e lojas.

A polpa do pinhão é constituída principalmente de amido, mas contêm proteína, vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Seu valor é alto aproximadamente 2 kcal por grama. É fonte significativa de niacina, vitamina que papel importante na síntese do glicogênio, forma de armazenamento da glicose nos músculos. Sua carência pode causar uma doença conhecida por pelagra, que apresentam sintomas como dermatite, demência e diarreia.

O cozimento do pinhão deve ser feito de forma lenta, até que a casca se abra, liberando suas características de aroma e sabor. Em seguida pode ser consumido com molho salgado no almoço, ou com mel/ melado no desjejum. Outra forma de consumo é assar as sementes ou em receitas variadas, com ele se faz pudim, paçoca, bolo, salada, farofa. Preparei algumas receitas para você e sua família incluir o pinhão no cardápio:


Me diga, como você inclui o pinhão na sua alimentação? Quero aprender também, me escreva, comente logo abaixo. Bjo da nutri

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.