PL do Veneno - tudo que você precisa saber

Oi Pessoal, vocês já fizeram sua parte? Ou ainda estão de braços cruzados, sem fazer nada, só vendo o circo pegar fogo? Como já disse Mahatma Gandhi, "Seja a mudança que você quer para o mundo!"
Para isso, fiz um resumão de tudo que está rolando em relação ao Projeto de Lei nº 6299/02, sobre o uso de agrotóxicos aqui no Brasil e ao final eu faço um breve apelo.

Esse PL se encontra em fase final de análise na câmara dos deputados. Se o pacote de medidas for aprovado, o Brasil, que já é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, abrirá ainda mais suas portas para essas substâncias nocivas a saúde e a vida.

Com esse projeto será permitido o registro de substâncias comprovadamente cancerígenas, que são proibidos em alguns países! E serão estabelecidos níveis aceitáveis para isto, embora não exista níveis seguros para substâncias que são cancerígenas. 

Com a aprovação definitiva desse PL, o “agrotóxico” passará a ser chamado de “defensivo fitossanitário”, na tentativa de mascarar/encobrir a nocividade amplamente conhecida destas substâncias. Uma baita safadeza! E será permitida a venda de alguns agrotóxicos sem receituário agronômico e de forma preventiva, favorecendo ainda mais o uso indiscriminado. Um absurdo!

Além disso, a aprovação de novos agrotóxicos passará para as mãos de uma comissão formada por “especialistas da área”, inclusive por representantes dos setores do agronegócio e das empresas que produzem e comercializam os agrotóxicos, podendo ser tomadas decisões apenas de interesse do agronegócio e das indústrias químicas, deixando de lado a preocupação com a saúde da população. Hoje essa aprovação é de responsabilidade do IBAMA, ANVISA e Ministério da Agricultura e Abastecimento que fazem um controle maior da entrada de novos agrotóxicos no país. Na minha opinião, é importantíssimo a participação de representantes da sociedade, como você e eu, nesse tipo de comissão, para revindicar as necessidades e direitos do povo brasileiro!

A regulação específica sobre propaganda de agrotóxicos irá acabar, não haverá mais regra específica sobre as propagandas, tornando a regulação mais frágil e permitindo o incentivo ao uso de agrotóxico. É importante que você se mobilize e assine a petição no site www.chegadeagrotoxicos.org.br vamos todos lutar pela vida. Peça a mãe, pai, avô, sobrinho, vizinho... todo mundo precisa assinar essa petição!

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Comentários

Postagens mais visitadas