Quinoa - super alimentos

Quinoa é um dos melhores alimentos que existe no mundo! Contém T-O-D-O-S os aminoácidos essenciais, essenciais para o bom funcionamento do organismo, e promovem fortalecimento muscular, principalmente para praticantes de exercícios físicos. Boa fonte de cálcio, fortalecendo assim, os nossos ossos e auxiliando na prevenção de osteoporose. Por causa dos ômegas 3 e 6 presentes, esse alimento é um forte aliado na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, inflamatórias e redução de colesterol. Suas fibras auxiliam no funcionamento intestinal, no equilíbrio de açúcares e gordura no sangue e por promover saciedade, dentre outros benefícios é importante incluí-la no cardápio para emagrecimento. A quinoa também tem uma boa quantidade de ferro!

Se você é vegetariano ou não e tem objetivo de hipertrofia muscular ou esportivo, não pode ficar sem esse alimento no cardápio! 

Inclusive é um dos mais fáceis de preparar, cozinha mais rápido do que arroz branco (juro!). É possível você encontrar três tipos, a mais clarinha, vermelha e negra, quanto mais escura mais antioxidantes, fibras e proteínas.

Os grãos de quinoa apresentam uma substância, as saponinas que podem dificultar a absorção de nutrientes e inclusive pode conferir um sabor meio amargo nos grãos. Portanto, é importante fazer o remolho dos grãos de quinoa (semelhante ao remolho realizado em leguminosas, porém não é necessário muito tempo!) durante algumas horas, descartar a água e então cozinhá-la. Combinado?

A forma mais simples de preparar os grãos é cozinhá-los, e comer como se fosse arroz, inclusive,  se quiser, você pode substituí-lo pela quinoa. 

Como preparar quinoa: após deixar 1 xícara (chá) de grãos de quinoa de remolho durante 60 minutos ou mais, escorra a água. Transfira os grãos para uma panela, adicione água [3 xícaras (chá) para quinoa clarinha; 4 xícaras (chá) para a vermelha ou 6 xícaras (chá) se for a negra, pois como mencionei acima, o ponto de cozimento de cada uma é diferente, ok?] sal marinho a gosto, tampe e deixe cozinhar no fogo médio até secar a  água.

Costumo cozinhar uma boa quantidade de grãos de quinoa, assim facilita minha vida durante a semana e consigo variar bastante meu cardápio, pois a partir dos grãos cozidos faço várias receitas como tabule e hambúrguer.

Além dos grãos, utilizo a quinoa em flocos e sua farinha também. Seus flocos lembram 'Mucilon' contudo, apresenta um sabor bem característico. Utilizo em mingaus, em frutas, vitaminas, receitas de biscoitos e bolos. A farinha utilizo em pães, biscoitos e bolos. Adianto que não é legal substituir toda a farinha de trigo do bolo, por exemplo, pela farinha de quinoa, pois ela é muito forte e se usada em grande quantidade pode deixar a preparação desagradável. Então, substitua uma parte. Blz?
Em Goiânia é fácil encontrar esses produtos, para você adquirir com preços mais camaradas, pechinche,  aposte nos empórios, os produtos a granel são mais baratos.

Dúvidas sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a)!

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Bjo da nutri.

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