Gergelim - Super Alimento


Essa sementinha é D+, apresenta benefícios como prevenção ou alívio de doenças cardiovasculares, diverticulose, câncer de cólon, diabetes tipo 2, principalmente induzida pela obesidade, além de ser neuroprotetor.

Pra você ter uma ideia do quanto esse alimento faz a diferença... a maioria das minhas pacientes reclamam de unhas frágeis e quebradiças, nesses casos sempre recomendo ingestão diária de gergelim. Nos retornos elas me contam o quanto seguir essa recomendação fez a diferença e que a manicure aprovou. Hehe.

O gergelim é rico em proteína, fibras,  ácidos graxos essenciais e minerais, com destaque para o cálcio e ferro. Contudo seu teor de nutrientes é influenciado pela forma de preparo. Quando assado ou tostado os minerais são reduzidos pra caramba, enquanto os ácidos graxos são aumentados, com destaque para o oleico (monoinsaturado). A fervura parece ser o melhor método de processamento para cozinhar o gergelim, preservando sua estabilidade oxidativa e o perfil de ácidos graxos.

Talvez a melhor forma de consumir a semente é na forma integral, semente crua e com casca. Ainda não existe estudos suficientes para ter certeza da quantidade diária exata que devemos ingerir, porém alguns estudos mostram que a ingestão de 30g/dia (2 colh. sopa), já nos traz benefícios, como a redução do risco de diabetes e obesidade.

Em casa uso o gergelim polvilhado nas saladas, frutas, vitaminas, caldos, faço gersal e uso como tempero, utilizo com frequência o homus, que leva uma boa quantidade dessa sementinha. O tahine é uma pasta de gergelim que você também pode adquirir e usar em pães e torradas. Tem um sabor bem forte, costumo usá-la combinada com mel ou agave, assim o sabor fica mais discreto. Então, boraaa incluir esse alimento no cardápio?

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.