Super Alimentos - Arroz Integral


O valor nutricional deste cereal vai muito além da expressiva quantidade de fibra alimentar e minerais que ele possui. Estudos mostram que o consumo de cereais integrais, inclusive o arroz integral, estão relacionados à diminuição de incidência de inúmeras enfermidades como o câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. 

O grão é dividido em três partes: embrião, endosperma e pericarpo. Vitaminas do complexo B, zinco, selênio, cobre, manganês e fitoquímicos estão presentes no farelo, o pericarpo e são retirados juntamente com a casca no caso do arroz branco.

Os fitoquímicos estão presentes no arroz com destaque para os compostos fenólicos, tocoferóis, tocotrienois e orizanois, eles possuem elevada capacidade antioxidante, ajudando no combate ao envelhecimento das nossas células e contribui para a saúde do nosso sistema nervoso.
O gama orizanol, grave esse nome, essa substância é tudo de bom para você e eu, encontrado no arroz integral é antitumoral, anti-inflamatório e capaz de prevenir doenças cardiovasculares pois diminui a síntese de colesterol dos alimentos, o processo de oxidação de colesterol corporal e aumenta a eliminação de ácidos biliares no intestino.

O que é mais bacana, o cozimento do arroz integral consegue manter cerca de 90% dos orizanois dos grãos. Entre as diferentes variedades desse arroz, pigmento claro ou vermelhinho, os teores de gama orizanol são semelhantes, no entanto, a capacidade antioxidante do arroz integral vermelhinho é maior, isso por causa da antocianina, responsável por cinco vezes mais compostos fenólicos em relação ao arroz integral clarinho.

Viu só que tanta coisa boa? Que tal dar um bye-bye ao arroz branco polido e um oi ao arroz integral?

Bjo da nutri.

Comentários

Postagens mais visitadas