Super Alimentos - Brócolis





Todas as verduras verdes, especialmente as da família das crucíferas, fornecem elementos fitoquímicos que protegem contra doenças cardiovasculares e câncer. O brócolis destaca nesse grupo por ser muito rico em proteínas, em cálcio, provitamina A, vitamina C e potássio. É um alimento adequado para as pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca em qualquer de seus graus, além de favorecer a eliminação do excesso de líquido nos tecidos, o edema e descongestionando o sistema circulatório da quantidade de gorduras acumuladas.

O que mais me deixa encantada com o brócolis é seu rico conteúdo em elementos sulfurados de ação anticancerígena. Fantástico!! Mas para você obter esse benefício precisa incluir o vegetal pelo menos três vezes por semana na sua alimentação. Contudo, preste atenção, a forma de preparo é importante já que a enzima mirosinase precisa estar disponível no alimento para que o sulforafano se forme. Quando o brócolis é super aquecido a enzima mirosinase é destruída. Por isto cozinhe o alimento por  2-3 minutos no fogo baixo. 

Não se deixe enganar, é uma furada consumir o vegetal em pó ou em cápsulas, já anunciados por aí e também vendidos em farmácias de manipulação. Tais formas são desprovidas da enzima, ou seja, o alimento não terá suas benéficas propriedades anticancerígenas e antiinflamatórias. Ao contrário, existem formas de tornar o brócolis ainda mais poderoso: comendo-o com brotos. A mirosinase presente nos brotos faz com que mais sulforafano seja formado no brócolis. Uau! Para variar o cardápio você também pode substituir o brócolis por outros vegetais também ricos em sulforafano: mostarda, wasabi, rabanete e rúcula.

Viu só quanto a ciência da nutrição e o cuidado com a alimentação são importantes para nossa vida? Cuide-se!

Alguma dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, terei o maior prazer em respondê-lo(a).

 Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.