Super Alimentos - Brócolis





Todas as verduras verdes, especialmente as da família das crucíferas, fornecem elementos fitoquímicos que protegem contra doenças cardiovasculares e câncer. O brócolis destaca nesse grupo por ser muito rico em proteínas, em cálcio, provitamina A, vitamina C e potássio. É um alimento adequado para as pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca em qualquer de seus graus, além de favorecer a eliminação do excesso de líquido nos tecidos, o edema e descongestionando o sistema circulatório da quantidade de gorduras acumuladas.

O que mais me deixa encantada com o brócolis é seu rico conteúdo em elementos sulfurados de ação anticancerígena. Fantástico!! Mas para você obter esse benefício precisa incluir o vegetal pelo menos três vezes por semana na sua alimentação. Contudo, preste atenção, a forma de preparo é importante já que a enzima mirosinase precisa estar disponível no alimento para que o sulforafano se forme. Quando o brócolis é super aquecido a enzima mirosinase é destruída. Por isto cozinhe o alimento por  2-3 minutos no fogo baixo. 

Não se deixe enganar, é uma furada consumir o vegetal em pó ou em cápsulas, já anunciados por aí e também vendidos em farmácias de manipulação. Tais formas são desprovidas da enzima, ou seja, o alimento não terá suas benéficas propriedades anticancerígenas e antiinflamatórias. Ao contrário, existem formas de tornar o brócolis ainda mais poderoso: comendo-o com brotos. A mirosinase presente nos brotos faz com que mais sulforafano seja formado no brócolis. Uau! Para variar o cardápio você também pode substituir o brócolis por outros vegetais também ricos em sulforafano: mostarda, wasabi, rabanete e rúcula.

Viu só quanto a ciência da nutrição e o cuidado com a alimentação são importantes para nossa vida? Cuide-se!

Alguma dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, terei o maior prazer em respondê-lo(a).

 Bjo da nutri.

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