Frutas Secas: ótima opção para os lanches

As frutas secas, conhecidas como desidratadas, vem ganhando espaço na prateleira dos supermercados, lojas de produtos naturais e no meu cardápio, devido a praticidade, facilidade de armazenamento e ao alto valor nutritivo, que fazem delas excelentes opções nos lanches intermediários.

Os desportistas por exemplo, podem consumir antes e depois do treino. Já pra quem deseja eliminar gordurinhas da cintura, pode substituir os doces, pelas frutas secas. Fazer essa troca é um grande negócio, pois os doces são ‘calorias vazias’, pobres em nutrientes essenciais à vida, em contrapartida as frutas secas são um ‘blend’ de nutrientes essenciais à saúde e beleza.

As frutas secas mais consumidas são: uva passas, damascos, bananas, ameixa seca, figos e tâmaras, mas ainda há opção de goji berry, cramberry e blueberry, essas últimas requer um pouquinho mais de investimento, pois são frutas importadas.

Ainda para deixar o seu lanche mais salutar, vale incrementar as frutas secas com oleaginosas como amêndoas, castanhas do pará, castanha de caju, nozes. Além de nutritivo é uma delícia, tudo de bom.
As frutas secas inclusive possuem mais nutrientes quando comparadas às frutas in natura, agredita? O motivo é a redução de água no alimento, o que concentra a quantidade de vitaminas e minerais, além de conservar as fibras presentes nas frutas in natura, que vão auxiliar o intestino teimoso a funcionar diariamente.

Você pode apreciar as frutas secas em saladas, iogurtes, bolos, tortas, molhos de pratos principais, tornando as preparações mais nutritivas e saborosas. Mas aprecie com temperança, o processo de desidratação aumenta a concentração de frutose, o açúcar das frutas, nas frutas desidratadas, o que eleva a quantidade de calorias, por isso consuma com moderação.

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Bjo da nutri.

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