Alimente seus olhos

Durante o Ensino Médio lembro-se que física foi uma das disciplinas mais complicadas para eu captar as informações, das quais a maioria nem lembro mais, contudo ainda está bem viva em minha mente a conduta e competência do professor Paulo César Sales em ministrar as aulas sobre sistema ópticos e espelhos - pontos, objetos, imagens, cores;  o funcionamento da nossa visão e sua relação com os fenômenos ópticos - exploração do campo visual, modificação da curvatura do cristalino segundo a distância do objeto, de forma que este se veja nítido... Como Deus é fantástico, cheio de sabedoria! É incrível, os nossos olhos são um dos órgãos mais surpreendentes, por sua elevada precisão e rendimento e que precisa de poucas substâncias para realizar tantas funções, tais como oxigênio e nutrientes que se encontram nos alimentos como carotenóides e vitaminas A, C e E.
Carotenóides: são corantes naturais que se encontram nos vegetais (laranja, abóbora, cenoura, pitanga, tomate espinafre, couve), atuam como antioxidantes e evitam a degradação macular da retina,

Vitamina A: necessária para a formação da rodopsina, o pigmento sensível à luz que se encontra nas células da retina. Também serve para manter a conjuntiva, membrana que recobre o pólo anterior do olho, úmida e em bom estado. Ovos, agrião, manga, mamão são fontes.

Vitamina C e E: assim como os carotenóides também são antioxidantes que se encontram quase exclusivamente em frutas, hortaliças, frutas secas, oleaginosas e gérmen de cereais. A sua carência favorece catarata e perda de visão.

Têm alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe nos comentários. Será um prazer respondê-lo(a).

Bjo da nutri.

Comentários

Postagens mais visitadas