Alimentos congelados são nutricionalmente adequados?

14.9.14
Cada dia mais pessoas tem incluído na rotina o consumo de alimentos congelados, isso ocorre principalmente nas grandes cidades.

A preservação de alimentos por meio do congelamento leva em conta a intenção de manter o seu aspecto visual, consistência, valor nutricional e evitar o crescimento microbiano. No entanto, durante o congelamento as células vegetais agregam grande volume de água no seu interior, elas podem se romper e o seu conteúdo com todo o valor nutricional fica vulnerável ao contato com o oxigênio e o meio externo. O líquido que escorre desses alimentos durante o descongelamento leva junto nutrientes que estavam protegidos pela célula íntegra. Nesse caso recomenda-se utilizar toda a água que escorre do alimento após o descongelamento.



Estudos importantes também demonstraram que ocorrem perdas significativas nos nutrientes (vitamina C, carotenoides, fibras) das frutas durante o processo de elaboração de polpas. É interessante dar preferência em consumir sucos feitos com frutas in natura, no entanto quando isso não for possível, prefira adquirir frutas congeladas (morangos, mirtilo, acerola, pitanga) minimamente processadas.



Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Escreva nos comentários.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.