Relação entre desjejum e Síndrome Metabólica



Já escrevi aqui no blog sobre os benefícios de não pular o desjejum, acordar mais cedo e investir em um bom café da manhã. Se você ainda não leu leia agora Café da manhã (desjejum): a refeição que não pode faltar na sua dieta, antes de prosseguir com a leitura do post de hoje, ok?

Hoje quero falar para você que um recente estudo mostrou que existe  significativa relação entre o consumo do desjejum e o desenvolvimento de Síndrome Metabólica (SM). Aposto que você acabou de pensar: Poxa mas o que é essa síndrome metabólica? O que significa? Bom, a SM corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Segundo o Consenso brasileiro sobre Síndrome Metabólica essa doença ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:
  • Obesidade central - circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
  • Hipertensão Arterial - pressão arterial sistólica ³ 130 e ou pressão arterial diastólica ³ 85 mmHg;
  • Glicemia alterada (glicemia ³110 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes;
  • Triglicerídeos ³ 150 mg/dl;
  • HDL colesterol £ 40 mg/dl em homens e £50 mg/dl em mulheres
Se você se enquadrou nesses critérios, respire fundo e mantenha a calma, nesse caso é fundamental você adotar um estilo de vida saudável, evitando fumo, realizando atividades físicas, perdendo peso e é claro investindo no desjejum. 

Agora que você sabe o que é SM posso prosseguir contando-lhe sobre os benefícios do desjejum para prevenir e tratar dessa doença. Estudos demonstraram que a maior frequência da realização do desjejum ou café da manhã, se você prefere dizer assim, está fortemente associada com o menor risco para o desenvolvimento de obesidade e essa é a razão pela qual a realização dessa refeição pode reduzir o risco para a SM.



Pesquisadores observaram que as pessoas que realizam o desjejum todos os dias apresentam menor risco de desenvolver SM em relação as que raramente ou nunca realizam essa refeição, independente do peso e da qualidade geral do padrão alimentar. Contudo, o conteúdo do desjejum é importante para você prevenir a SM, dê preferência aos grãos integrais, pois eles possuem efeitos benéficos sobre o apetite e parâmetros bioquímicos.

Referência:

Aguilar-Nascimento JE, de Almeida Dias AL, Dock-Nascimento DB, Correia MI, Campos AC, Portari-Filho PE, Oliveira SS. Actual preoperative fasting time in Brazilian hospitals: the BIGFAST multicenter study. Ther Clin Risk Manag. 2014;10:107-12.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.