Café da manhã (desjejum): a refeição que não pode faltar na sua dieta!!

Às vezes a gente não dá a menor bola pra ele, mas deveria. A primeira refeição do dia é uma domadora de balanças rebeldes. Pesquisas comprovam que começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar combustível. Resultado: o gasto calórico cai e fica mais difícil eliminar as gordurinhas.

Já o hábito de fazer o desjejum acelera o metabolismo, ou seja, o organismo passa a queimar mais calorias. Animada? Pois saiba que o cereal matinal tem se mostrado um dos maiores aliados na missão de enxugar medidas. Estudo realizado com 4 mil norte-americanas mostrou que aquelas que aderiram ao alimento queimaram cerca de 10% mais calorias do que as que elegeram outros ingredientes para o desjejum. Ricos em fibras, os cereais demoram mais para ser digeridos, mantendo o metabolismo a mil.

Dica: Em vez de usar cereal matinal industrializado, prefira, por exemplo, comer um milho cozido, aveia, granola.

Além disso, quem come ao acordar tende a fazer melhores opções nutricionais ao longo do dia, pois evita os picos de fome. Aquelas que ficam em jejum acabam exagerando nas outras refeições e beliscando mais durante o dia. É que uma refeição saudável de manhã equilibra o organismo, limitando a nossa compulsão a alimentos ricos em açúcar e gordura.

Um estudo realizado pela Universidade do Colorado e de Pittsburg (EUA) e publicado na revista médica Journal of Obesity Research mostrou que o desjejum é um dos principais hábitos incorporados pelos gordinhos que fizeram as pazes com a balança. Cerca de 80% dos pacientes que perderam pelo menos 13 quilos e mantiveram o peso sob controle por mais de um ano aderiram à refeição matinal todo santo dia.

O café da manhã saudável é composto por cereais (biscoitos integrais, pão torrado ou mesmo os cereais), lácteo (leite, iogurte ou leite de soja) e uma fruta (suco ou a fruta fresca). Um café da manhã completo requer tempo, portanto, mais vale acordar um pouquinho mais cedo quando a nossa saúde está em jogo, bem como o nosso rendimento físico e intelectual no trabalho e escola.

Incremente você mesmo o desjejum da sua família com receitas fáceis e saudáveis. Ver Receitas.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.