Obesidade contribui para infertilidade da mulher

29.6.14
Longe de ser apenas uma questão de beleza, reduzir o peso tem outros papéis fundamentais no bem estar feminino. Diversos estudos têm avaliado que a obesidade causa distúrbios ovulatórios, alterações menstruais, infertilidade, disfunções sexuais, aumento nas taxas de aborto e influência sobre a produção de hormônios essenciais que regulam a ovulação e desenvolvem os óvulos. Além de estar relacionado a doenças como diabetes, hipertensão e câncer, o distúrbio também tem um grande impacto na saúde reprodutiva da mulher em idade fértil, gerando problemas hormonais e causando dificuldades específicas para a gravidez. 

A produção do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), essencial para regular a ovulação, é influenciada pela obesidade. Esse hormônio é responsável pela liberação do hormônio luteinizante (LH) e do hormônio folículo estimulante (FSH), essenciais para o desenvolvimento de óvulos.




Outra consequência do peso em excesso é a alteração na produção de insulina, liberada pelo pâncreas, que pode levar a um problema de infertilidade conhecido como Síndrome do Ovário Policístico (SOP). A condição remete a altos níveis de hormônio, à anovulação (diminuição ou parada de ovulação) e a ciclos menstruais irregulares, diminuindo assim as chances de gravidez.

Mulheres acima do peso que desejam engravidar, é importante buscar cuidados nutricionais prévios, pois além da dificuldades quanto a fertilidade, há mais riscos na gestação.

Abração :)

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.