Fome de doce

A vontade louca por comer doces pode surgir por causa de alguns fatores como falta de nutrientes, alimentação rica em carboidratos refinados e diminuição dos níveis de serotonina no organismo.
Falta de nutrientes
A falta de alguns minerais como cromo e zinco, pode causar desequilíbrios no metabolismo da insulina, o que leva a pessoa a sentir uma fome constante.
Inclua no cardápio alimentos ricos nesses minerais: nozes e castanhas em geral, linhaça, chia, brócolis, ameixa, maçã com casca, cereais integrais, cogumelos e espinafre.

Alimentação rica em carboidratos refinados
Alguns estudos sugerem que o decréscimo da glicemia estimule a fome. Isso pode explicar o desejo incontrolável por doces, que são uma fonte energética pronta e rápida. Açúcar, pães e biscoitos feitos com farinha branca, alimentos refinados e aqueles com alto índice glicêmico provocam um aumento na glicemia e níveis de insulina, o que leva a maiores episódios de compulsão.

Diminuição de serotonina 
Uma baixa produção deste neurotransmissor pode levar a compulsão alimentar, especialmente por doces e carboidratos. A ingestão de carboidratos aumentaria a disponibilidade do triptofano (precursor da serotonina) no cérebro. Os carboidratos com alto índice glicêmico têm mais condições de promover síntese de serotonina e conseqüentes melhoras no humor. Para pessoas sensíveis, cujos níveis de serotonina são baixos, o açúcar funciona até mesmo como uma automedicação. 
Consuma mais alimentos como banana, cereais integrais e feijões.

Para driblar a vontade de comer doces vale seguir algumas dicas:

Aumente a ingestão de banana porque é rica em triptofano, aminoácido precursor da síntese da serotonina.



Durma 8 horas por noite, para evitar a produção elevada de cortisol, hormônio do estresse.

Aposte nas frutas secas como tâmara, damasco, uvas passas, figos, que saciam a vontade de comer doces.

Bjoks da nutri. :)

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