Fome de doce

26.6.14
A vontade louca por comer doces pode surgir por causa de alguns fatores como falta de nutrientes, alimentação rica em carboidratos refinados e diminuição dos níveis de serotonina no organismo.
Falta de nutrientes
A falta de alguns minerais como cromo e zinco, pode causar desequilíbrios no metabolismo da insulina, o que leva a pessoa a sentir uma fome constante.
Inclua no cardápio alimentos ricos nesses minerais: nozes e castanhas em geral, linhaça, chia, brócolis, ameixa, maçã com casca, cereais integrais, cogumelos e espinafre.

Alimentação rica em carboidratos refinados
Alguns estudos sugerem que o decréscimo da glicemia estimule a fome. Isso pode explicar o desejo incontrolável por doces, que são uma fonte energética pronta e rápida. Açúcar, pães e biscoitos feitos com farinha branca, alimentos refinados e aqueles com alto índice glicêmico provocam um aumento na glicemia e níveis de insulina, o que leva a maiores episódios de compulsão.

Diminuição de serotonina 
Uma baixa produção deste neurotransmissor pode levar a compulsão alimentar, especialmente por doces e carboidratos. A ingestão de carboidratos aumentaria a disponibilidade do triptofano (precursor da serotonina) no cérebro. Os carboidratos com alto índice glicêmico têm mais condições de promover síntese de serotonina e conseqüentes melhoras no humor. Para pessoas sensíveis, cujos níveis de serotonina são baixos, o açúcar funciona até mesmo como uma automedicação. 
Consuma mais alimentos como banana, cereais integrais e feijões.

Para driblar a vontade de comer doces vale seguir algumas dicas:

Aumente a ingestão de banana porque é rica em triptofano, aminoácido precursor da síntese da serotonina.



Durma 8 horas por noite, para evitar a produção elevada de cortisol, hormônio do estresse.

Aposte nas frutas secas como tâmara, damasco, uvas passas, figos, que saciam a vontade de comer doces.

Bjoks da nutri. :)

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.