Bebida gelada em 15 minutos no máximo

Quem nunca passou por isso? Você organiza um encontro de final de semana com a família, amigos ou um festão mesmo, para muitas pessoas e acaba de lembrar que as bebidas ainda encontram-se dentro do porta-malas ou num canto da despensa aguardando para serem geladas. E agora José? O que fazer frente à uma emergência dessas? Primeiro: fique frio, não  se deixe passar por péssimo festeiro, Segundo: respire, fique calmo e siga as próximas instruções para gelar suas bebidas.


1ª Técnica
- Em uma bacia ou balde, bem higienizados prepare uma mistura com gelo, água, álcool e sal. Seguindo o seguinte critério: (1) Para cada saco de gelo coloque 1 litro de água; (2) para cada 2 sacos de gelo adicione 0,5 Kg de sal refinado e 0,5 de álcool 92%.
- Coloque as bebidas na solução e mexa-as rapidamente durante 2-4 minutos.
- Retire as bebidas da solução e sirva aos convidados. Pronto! Resolvido o problema! :) 

Fique sabendo: Essa técnica é um conceito de física e química aplicados de forma prática. O sal se separara de seus íons de sódio e cloro, e moléculas da água, sendo polares, se orientam de acordo com isso. Isso gera trabalho, e tal trabalho requer a energia que vem da energia térmica da água, o que reduz ainda mais a temperatura ambiente. De forma mais simples: a água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo ( ele demora mais para derreter) e o álcool retira calor das bebidas.

Se ainda tiver mais bebidas para serem congeladas e faltar bacias, baldes e tanques para preparar essa mistura e utilizar essa técnica, sugiro que também utilize a segunda dica e surpreenda seus amigos e familiares com sua esperteza, sua capacidade de resolver situações problemáticas.

2ª Técnica
- Molhe completamente um papel toalha que seja grande o bastante para  enrolar suas bebidas. E enrole o papel toalha ao redor de cada bebida.
- Coloque as bebidas no freezer e aguarde 15 minutos.
- Retire as bebidas do freezer e than-than...estão prontas para serem servidas!

Viu só? Para tudo na vida há solução!

Bye-Bye e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas