O licopeno faz maravilhas no seu corpo!

5.6.13

O licopeno é um tipo de carotenoide encontrado na natureza, responsável pela coloração vermelho-alaranjada dos vegetais. No organismo humano podemos encontrá-lo no sangue e principalmente no fígado. Contudo sua concentração no corpo varia em função da dieta. É importante saber que o organismo humano é incapaz de sintetizar carotenoides, isso inclui o licopeno, portanto é fundamental que a alimentação contenha quantidades adequadas desse composto.

Encontrado em um número restrito de alimentos, o licopeno está presente no tomate e seus derivados, os quais são bastante lembrados por ser muito apreciados e consumidos. Todavia, o mamão, a pitanga, a melancia e a goiaba vermelha também contêm teores significativos de licopeno. O curioso é que os alimentos produzidos em regiões de clima quente apresentam uma quantidade maior de licopeno, principalmente na casca. Por exemplo, o mamão formosa produzido na Bahia tem mais licopeno que aquele produzido em São Paulo.

O teor de licopeno em produtos industrializados é geralmente maior do que a encontrada nos alimentos crus, devido à concentração do licopeno durante o processamento do alimento. O óleo ou a gordura dos alimentos ajudam no processo absortivo do licopeno tornando-o mais eficiente. Por exemplo, a ingestão do molho de tomate preparado com óleo vegetal, garante um aumento de 2 a 3 vezes na quantidade de licopeno no sangue. Já nenhuma alteração no nível sanguíneo ocorre quando se consome suco de tomate fresco. (obs: cautela, pois o uso de gorduras em excesso não é saudável para o organismo!!)

Excelente antioxidante, o licopeno combate os radicais livres, reduz o risco de doenças crônicas como o câncer e doenças cardiovasculares. Vários estudos científicos sugerem que o consumo de licopeno garante redução dos riscos da ocorrência de câncer de esôfago, gástrico, próstata, pulmão, pâncreas, cólon, reto, cavidade oral, seio e cervical. Também foi comprovado que a próstata apresenta concentração de licopeno, tendo efeito direto do pigmento na sua função e na prevenção do câncer. Outro benefício do licopeno é sua capacidade de inibir de forma eficiente a proliferação celular de células malignas em órgãos e tecidos afetados. E ainda, o licopeno evita o passo inicial para o desenvolvimento da aterosclerose e doença coronária, que é a oxidação do LDL. Existe grande possibilidade de haver redução dos níveis do LDL produzida pelo licopeno.

Viu só quanta coisa boa!! Inclua diariamente na sua alimentação alimentos naturais ricos em licopeno, os quais fazem parte dos alimentos funcionais, aqueles que nutrem e ao mesmo tempo previnem doenças.
Abração!!

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.