Glúten: Vilão ou mocinho?

5.9.12
Presente em uma infinidade de alimentos, o glúten tem sido visto com desconfiança, como se fizesse mal para qualquer pessoa. Será verdade?

No Brasil e em outros países, a grande acusação contra o glúten é ele ser de difícil digestão e se transformar em uma espécie de “cola” no intestino, causando males à saúde de qualquer um. Alguns chegam a afirmar que o glúten provoca doenças como obesidade, depressão, danos nas articulações, intoxicação, enxaqueca e uma porção de coisas desagradáveis.

A digestão do glúten ocorre normalmente, quando ingerido na proporção certa. Apenas quando se consome o glúten em grande quantidade e na ausência de fibras, o intestino pode ser congestionado.

O glúten não é um produto artificial. Ele é uma composição das proteínas gliadina e glutenina, que se encontram associadas em diferentes concentrações nas sementes de trigo, aveia, cevada, centeio e triticale (cereal obtido do cruzamento de trigo e centeio). Outros cereais, como milho, quínua e arroz não contém glúten. A gliadina é a proteína que não é digerida no intestino dos celíacos, e por isso é atacada pelo sistema imunológico deles. Já a glutenina é a que dá elasticidade à massa.

Não se sabe exatamente quando nem onde se originou a produção e o consumo do glúten em forma de massa. É certo que foi descoberto por monges budistas chineses há vários séculos (os budistas são vegetarianos restritos por motivos religiosos). Acredita-se que eles procuravam um alimento que substituísse as carnes, e de alguma forma descobriram que a farinha de trigo resulta em uma massa consistente e elástica, quando imersa em água fria.

Basicamente, a técnica utilizada pelos antigos monges budistas não mudou. O glúten é obtido a partir da lavagem da farinha dos grãos, que separa a massa de glúten (insolúvel) do amido, que é insolúvel. O glúten forma um bolo uniforme, elástico e bem pegajoso. Cozido em molho, o glúten adquire certa consistência e gosto. Por isso, é usado na cozinha vegetariana, vegana e budista como substituto da carne.

Voltemos à pergunta do início: O glúten faz mal para qualquer um? Milhões de pessoas consomem glúten sem nem saber que ele existe; portanto, a questão é séria. Se o glúten fosse prejudicial à saúde das pessoas em geral, uma atitude drástica deveria ser tomada. Porém, tudo indica que este não é o caso, excetuando-se os celíacos e pessoas com alguma intolerância específica ao glúten, que representa no máximo entre meio e um por cento da população brasileira.

O glúten também tem seus benefícios nutricionais. Trata-se de um complexo formado pela união de proteínas (75%), carboidratos (15%), lipídios (6%), além de algo entre 0,7 e 0,9% de minerais. Portanto, o glúten representa uma fonte vegetal de proteínas. Contudo, ressalto que o glúten não deve ser a única fonte de proteínas, pois não contém todos os aminoácidos essenciais. A variedade é essencial! Nenhuma proteína por si só é suficiente para suprir as necessidades de aminoácidos essenciais.

Batendo o martelo: glúten só faz mal a celíacos e a outros que tenham alguma intolerância a ele. Para 99% ou mais da população, não há riscos identificados de consumir o glúten moderadamente. Quem tem reações estranhas ao consumir glúten deve consultar um médico e nutricionista para saber se há alguma hipersensibilidade. Para quem nunca se sentiu mal com glúten, é bom não acreditar em tudo o que se diz por aí. Excesso de informação nem sempre significa estar bem informado! Bjo

2 comentários:

  1. Olá você escreveu esse texto em que ano por favor?
    Queria fazer uma referência caso vc permita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, equipe Estação Nutrição, obrigada pelo comentário. Foi escrito em 2012. Claro sem problemas, só peço uma gentileza, depois me passe o link da matéria. Beijos

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.