Evite a desidratação!

O corpo humano tem em média 70% de seu peso formado por água. Essa porcentagem pode variar conforme a quantidade de gordura do corpo. Quanto maior a quantidade de gordura, menor a quantidade de água.

Em geral, eliminamos cerca de 2,5 litros de água por dia através das fezes, do suor, da urina, etc. É claro que o desempenho das funções normais do corpo necessita de uma certa quantidade de água e de eletrólitos.

A desidratação ocorre quando a relação entre a ingestão e a eliminação de água fica desequilibrada, ou seja, gastamos grande quantidade do líquido, essa reposição deverá ser proporcional. No verão a desidratação é mais comum pelo aumento do suor provocado pelo calor, além da maior incidência de diarréia provocada por infecções gastrintestinais.

É importante identificar os sintomas de uma desidratação leve e desidratação grave:
- Desidratação leve: sede, cansaço, palidez, mucosas secas (boca e olhos) e ressecamento da pele;
- Desidratação grave: moleza, desmaio, tontura, confusão mental;

Para prevenir ou tratar a desidratação siga estes passos:

•Beber quantidades generosas de água, sempre;

•A recomendação em dias quantes é de cerca de mais de dois litros por dia;

•Não se esqueça de tomar água de coco quando for praticar exercícios leves ou intensos;

•Lave e armazene os alimentos de forma adequada para evitar contaminação, vômitos e diarréias;

•Evite expor-se ao sol em horários em que os raios ultravioletas estão mais fortes (10-15h), se bem que aqui em Goiás poderíamos colocar das 9 horas da manhã às 16 horas da tarde!

•Vista roupas leves;

•Em caso inicial de desidratação, o soro caseiro pode ser utilizado;

•Se mesmo tomando as devidas providências o quadro não melhorar, o serviço médico deverá ser procurado para que medidas maiores sejam tomadas.

Cuide-se! :)

Soro Caseiro
Não se esqueça de que o soro preparado em casa só deve ser utilizado por 24h. Após esse período outra receita deverá ser preparada.
Receita: 1 copo (200 ml) de água filtrada ou fervida + 1 colher de (chá) rasa de açúcar refinado + 1/2 colher (café) de sal refinado.
Ou se preferir utilize a colher medida, como na imagem abaixo:

Abração! 

Comentários

Postagens mais visitadas