Evite a desidratação!

13.9.12
O corpo humano tem em média 70% de seu peso formado por água. Essa porcentagem pode variar conforme a quantidade de gordura do corpo. Quanto maior a quantidade de gordura, menor a quantidade de água.

Em geral, eliminamos cerca de 2,5 litros de água por dia através das fezes, do suor, da urina, etc. É claro que o desempenho das funções normais do corpo necessita de uma certa quantidade de água e de eletrólitos.

A desidratação ocorre quando a relação entre a ingestão e a eliminação de água fica desequilibrada, ou seja, gastamos grande quantidade do líquido, essa reposição deverá ser proporcional. No verão a desidratação é mais comum pelo aumento do suor provocado pelo calor, além da maior incidência de diarréia provocada por infecções gastrintestinais.

É importante identificar os sintomas de uma desidratação leve e desidratação grave:
- Desidratação leve: sede, cansaço, palidez, mucosas secas (boca e olhos) e ressecamento da pele;
- Desidratação grave: moleza, desmaio, tontura, confusão mental;

Para prevenir ou tratar a desidratação siga estes passos:

•Beber quantidades generosas de água, sempre;

•A recomendação em dias quantes é de cerca de mais de dois litros por dia;

•Não se esqueça de tomar água de coco quando for praticar exercícios leves ou intensos;

•Lave e armazene os alimentos de forma adequada para evitar contaminação, vômitos e diarréias;

•Evite expor-se ao sol em horários em que os raios ultravioletas estão mais fortes (10-15h), se bem que aqui em Goiás poderíamos colocar das 9 horas da manhã às 16 horas da tarde!

•Vista roupas leves;

•Em caso inicial de desidratação, o soro caseiro pode ser utilizado;

•Se mesmo tomando as devidas providências o quadro não melhorar, o serviço médico deverá ser procurado para que medidas maiores sejam tomadas.

Cuide-se! :)

Soro Caseiro
Não se esqueça de que o soro preparado em casa só deve ser utilizado por 24h. Após esse período outra receita deverá ser preparada.
Receita: 1 copo (200 ml) de água filtrada ou fervida + 1 colher de (chá) rasa de açúcar refinado + 1/2 colher (café) de sal refinado.
Ou se preferir utilize a colher medida, como na imagem abaixo:

Abração! 

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.