Suco na medida para crianças e adolescentes

Oie minha gente, saudade de vocês!

Suco é tudo de bom. Por apresentar alta palatabilidade e mastigação desnecessária, eles têm ampla aceitação. Mas sabia que a ingestão de suco deve ser levada em conta? 

Pois é, o suco de frutas é visto, muitas vezes, como uma fonte saudável e natural de vitaminas e compostos bioativos. Isso é verdade, contudo seu alto valor de açúcar contribui para aumentar o consumo de calorias e elevar inclusive o risco de cárie dentária. Além disso, a falta de proteína e fibras nesse tipo de bebida pode predispor o ganho de peso inadequado em crianças e adolescentes.

Fala sério, já não bebo refri... agora vou ter que beber só água?

Suco naturais, integrais, sem adição de açúcar são maravilhosos, a melhor bebida para você escolher entre refrigerantes e inclusive bebidas alcoólicas. Contudo eles não têm benefícios nutricionais em relação às frutas, pois essas apresentam mais fibras vitaminas e compostos bioativos.

Em maio de 2017 a American Academy of Pediatrics (AAP) recomendou que os pais dessem às crianças frutas inteiras, além de água, e acrescentou, que não sejam oferecidos sucos às crianças menores de um ano, mesmo que sejam integrais e sem aditivos ou adição de açúcar. Ressaltou ainda que as quantidades de suco permitidas por dia também devem ser observadas segundo a faixa etária:

- Até 12 meses: não consumir rotineiramente suco de fruta

- De 1 a 3 anos: limitar o consumo de suco de fruta a meio copo por dia (120 mL/dia)

- Entre 4 e 6 anos: limitar o consumo de suco de fruta entre meio a três quartos do copo por dia (120-180mL/dia)

- Entre 7 e 18 anos: limitar o consumo de suco de fruta a um copo por dia (240mL/dia)


Nutri, neste sentido, como proceder na prática?

Nos primeiros anos de vida ofereça a matéria prima dos sucos: as frutas! O alimento in natura, do jeitinho que o encontramos na natureza é sempre a melhor opção. Para facilitar, apenas amasse ou rale a fruta. Dependendo da idade da criança é possível cortar a pontinha de um gomo de mexerica, por exemplo, para ela chupar. Isso irá trabalhar inclusive a coordenação motora do seu 'pedacinho de gente'.

Outra sacada é adicionar verduras às frutas, inclusive elas apresentam menor teor de açúcar quando comparado às frutas. Pepino, couve, são excelentes.

Ressalto que a prática de tomar sucos sem coar não é uma boa alternativa para todos os indivíduos, muitos apresentam desordens intestinais que comprometem seu bem estar e inclusive a saúde. Portanto, uma alternativa para deixar os sucos mais interessantes é adicionar uma quantidade equilibrada de fibras. Você pode fazer isso, acrescentando um pouquinho de chia ou linhaça, por exemplo. Procure seu nutricionista para saber aplicar direitinho essas orientações na sua rotina diária. Blê?

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.