Aveia - Super Alimentos


A aveia é um cereal, com alto valor nutritivo com destaque para seu aporte de proteínas, carboidratos complexos, em especial o amido resistente e fibras alimentares, com destaque para as β-glucanas, além de vitaminas do complexo B. Possui efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, capaz de prevenir e tratar doenças metabólicas, tais como obesidade, dislipidemias e diabetes.

A aveia é um alimento de características multifuncionais reconhecidas inclusive pela ANVISA – Agencia de Vigilância Sanitária aqui no Brasil e EFSA – European Food Safety Authority. Pois seus nutrientes estão associados a inúmeros benefícios à saúde, como regulação do intestino, redução dos níveis séricos de colesterol, controle da glicemia e promoção de maior saciedade, favorecendo assim, o controle do peso corporal.

O consumo diário 40g de farelo ou 60g de farinha de aveia está relacionado à redução significativa da concentração de colesterol total e LDL-colesterol sérico, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Esse efeito hipocolesterolêmico está associado à viscosidade das β-glucanas, um tipo de fibra, capaz de diminuir a absorção dos ácidos biliares no nosso intestino e aumentar a excreção pelas fezes.

A aveia previne sobrepeso e obesidade! Pois as β-glucanas, presentes na aveia ainda são capazes de retardar o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade, por isso o consumo de aveia durante o tratamento para emagrecimento é primordial, pois pode auxiliar no controle da ingestão calórica, proporcionando a perda e manutenção de peso de forma saudável.

Além disso, as lindas das β-glucanas, auxiliam no controle da resposta glicêmica e nos níveis de insulina, prevenindo e tratando o diabetes tipo 2 e inclusive a síndrome metabólica.

E ainda tem mais, o amido resistente, um tipo de carboidrato presente na aveia, assim como as β-glucanas, passam por todo o sistema digestivo, intactos. Assim, quando chegam no cólon, parte do nosso intestino, são fermentados, auxiliando na produção de AGCC – ácidos graxos de cadeia curta, os quais estimulam o peristaltismo, crescimento e diferenciação de bactérias do bem, redução da inflamação, prevenção e tratamento de problemas intestinais como a obstipação (intestino preso).

Assim, o conselho da nutri aqui é incorporar este cereal divo, que é a aveia à um cardápio equilibrado, aliado à uma rotina de atividade física, para contribuir, e muuuito, para promover saúde pra você e sua família. Você pode incluí-la em frutas, saladas, bebidas vegetais, panquecas, mingaus, vitaminas, bolos, cookies... dê assas à imaginação!

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Comentários

Postagens mais visitadas