Super Alimentos - Castanha de Barú

O barú é um dos frutos do cerrado que contem uma castanha bem nutritiva, que, comparada as demais oleaginosas, se destaca pelo teor de proteínas, fibras, ácidos graxos, cálcio e potássio.

Sou louca por essa castanha, na fazenda tem alguns barueiros, mamãe sempre dá um jeito de colher os frutos, e retirar as castanhas. Vou contar um segredo pra vocês, mas não contém pra ninguém, tá bom? Rsrs... Os melhores presentes que ganho anualmente são da mamãe, tamarindo e vidros cheios de castanha de baru. Humm... tudo de bom! Hehe...

Mas retornando ao assunto, sobre a composição nutricional... sua proteína é considerada bem relevante, pois atende à maior parte dos aminoácidos essenciais, com exceção da lisina, metionina e cisteína. Além disso, contém um bom aporte de glutamina, aminoácido importante para o sistema imunológico, recuperação e manutenção da massa magra após o exercício. Em 100g de castanha de barú há em torno de 26g de proteína.

As fibras alimentares com maior predominância são as insolúveis, responsáveis por auxiliar na formação do bolo fecal, prevenção de problemas gastrointestinais, câncer de cólon, entre outras doenças. Já os minerais que apresentam maior teor são o cálcio e o potássio, essenciais para a saúde dos ossos, cabelos, unhas e contração dos músculos.

Além disso, na castanha de barú destaca-se os ácidos graxos oleico e linoleico, ou seja, mono e poliinsaturado, importantes para saúde, uma vez que o consumo deles contribui para regular o perfil lipídico, principalmente da lipoproteína de baixa densidade (LDL)  e a de muito baixa densidade (VLDL), responsáveis pelo aumento do colesterol alto. Inclusive pesquisadores verificaram que uma quantidade de 40-75 g/dia de castanha de baru durante um mês, auxilia no tratamento de pacientes com hiperlipidemia.

Tem dúvidas sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer ajudar você!

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.