Como fazer remolho das leguminosas?


O remolho é uma técnica dietética utilizada a fim de abrandar as fibras dos grãos e reduzir o teor de antinutrientes, tais como fitatos e oxalatos, substâncias que em excesso atrapalham a absorção de nutrientes, como por exemplo o ferro.
Além de aumentar a biodisponibilidade, quantidade do nutriente que realmente será absorvido pelo nosso organismo, o remolho auxilia na eliminação de gases presentes nos grãos, que quando consumidos apenas cozidos, sem antes fazer o remolho causariam desconforto gastrointestinal, produção de gases e flatulências no nosso corpo. 
E ainda facilita o processo de cozimento. O feijão carioca, por exemplo, quando fazemos o remolho, a cocção dele é de no máximo 8 minutos após a panela pegar pressão.
Espero que até aqui eu tenha conseguido convencê-lo a apostar nessa técnica, inclusive incentivá-lo a ensinar sua secretária a realizá-la aí na sua casa.

Passo-a passo 

(1) Coloque os grãos em um escorredor de arroz. Por favor não utilize detergente para lavar as leguminosas, apenas água é o suficiente, tudo bem?
(2) Transfira os grãos em um bowl e cubra com água, aproximadamente 6 dedos de água acima da leguminosa. Aguarde 8-12 horas, costuma realizar o remolho a noite antes de dormir, assim no dia seguinte é só eliminar a água e colocar os grãos para cozinhar.

Ficou alguma dúvida sobre o procedimento do remolho? Pergunte nos comentários, será um prazer ajudá-lo.

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Comentários

Postagens mais visitadas