Como fazer remolho das leguminosas?

10.8.16

O remolho é uma técnica dietética utilizada a fim de abrandar as fibras dos grãos e reduzir o teor de antinutrientes, tais como fitatos e oxalatos, substâncias que em excesso atrapalham a absorção de nutrientes, como por exemplo o ferro.
Além de aumentar a biodisponibilidade, quantidade do nutriente que realmente será absorvido pelo nosso organismo, o remolho auxilia na eliminação de gases presentes nos grãos, que quando consumidos apenas cozidos, sem antes fazer o remolho causariam desconforto gastrointestinal, produção de gases e flatulências no nosso corpo. 
E ainda facilita o processo de cozimento. O feijão carioca, por exemplo, quando fazemos o remolho, a cocção dele é de no máximo 8 minutos após a panela pegar pressão.
Espero que até aqui eu tenha conseguido convencê-lo a apostar nessa técnica, inclusive incentivá-lo a ensinar sua secretária a realizá-la aí na sua casa.

Passo-a passo 

(1) Coloque os grãos em um escorredor de arroz. Por favor não utilize detergente para lavar as leguminosas, apenas água é o suficiente, tudo bem?
(2) Transfira os grãos em um bowl e cubra com água, aproximadamente 6 dedos de água acima da leguminosa. Aguarde 8-12 horas, durante esse tempo, se possível troque 2-3 vezes essa água. Depois desse procedimento cozinhar as leguminosas como de costume.

Ficou alguma dúvida sobre o procedimento do remolho? Pergunte nos comentários, será um prazer ajudá-lo.

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

4 comentários:

  1. É o mesmo tempo de remolho para todas as leguminosas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, leguminosas que cozinham com facilidade, pois possuem menos fibras, como ervilha e lentilha, remolho de 4-8 horas é o suficiente. Já leguminosas mais duras e com muita fibra, como grão e bico de soja é interessante fazer o remolho mais tempo, em média 48h. Bjo

      Excluir
  2. costumo trocar a água no meio do processo, tem problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, melhor ainda. Inclusive quanto mais você trocar melhor! Beijos. :)

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.