Correta lavagem de frutas e verduras

Quando você chega em casa depois de uma feira ou supermercado qual é a primeira coisa que faz? Por muito tempo eu chegava e já ia guardando as frutas e verduras, mas depois entendi a importância de uma boa higienização dos alimentos, a partir de então montei um 'ritual'.
Essa simples atitude pode fazer uma grande diferença na saúde e bem estar da sua família! Tanto nas frutas quanto nas hortaliças podemos encontrar uma quantidade significativa de bactérias (entre elas os coliformes fecais e salmonelas) e larvas de insetos causadoras de infecções intestinais e verminoses. Os agrotóxicos, por sua vez, quando ingeridos em grande quantidade, podem causar cansaço, irritação na pele, alergias e intoxicação. Em longo prazo o seu consumo pode trazer consequências mais graves. Estudos apontam para uma relação entre os agrotóxicos e vários tipos de cânceres.

A higienização que vou explicar aqui elimina bactérias, larvas de insetos, verminoses e reduz os agrotóxicos, certo?

Para a atividade ao invés de ficar chata se tornar descontraída e bacana solte o som da sua casa e phá #partiucozinha #higienizaralimentos 

Coloque as compras na mesa.  

Pegue uma bacia e adicione água + hipoclorito de sódio. Para cada litro de água, use 1 colh. sopa de hipoclorito.


Comece pelas folhas, pois é mais demoradinho. Separe as boas e retire as sujidades em água corrente, em seguida transfira as folhas para a bacia com a mistura. Aguarde 10-15 minutos em seguida enxague bem em água corrente. Utilize uma centrífuga para retirar o excesso de água antes de guardar na geladeira. 
Caso você não tenha a centrífuga, pode fazer da seguinte forma, no topo da vasilha que adicionar as folhas, distribua 2-3 folhas de papel toalha, tampe e guarde na geladeira a vasilha com a tampa voltada para baixo. Dessa forma a água que ainda estiver entre as folhas será absorvida pelo papel toalha, e as verduras ficarão fresquinhas por mais tempo. Ao longo dos dias às vezes é necessário trocar os papeis toalhas já molhadinhos por outros secos.

Para as frutas e verduras, você segue o mesmo princípio, no entanto costumo forrar panos de prato limpos na mesa/balcão e distribuir os alimentos e guardá-los secos em vasilhas ou sacos plásticos na geladeira.

Organizando-se dessa maneira, fica bem mas fácil preparar as refeições, reduzir o desperdício, pois as folhas por exemplo, não vão se deteriorar, estarão limpinhas e sequinhas.

Como você higieniza e armazena suas frutas e verduras? Compartilha comigo, vai que é mais prático?!


Você ainda possui dúvidas sobre esse assunto? Escreva nos comentários. Será um prazer respondê-lo(a).

Quer saber mais? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.


Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.