Alimentação contra a gripe e resfriados

26.3.15

A gripe e o resfriado por apresentarem sintomas tão semelhantes, as vezes achamos que são sinônimos, porém não são. Eu diria que são amantes, como verdadeiros namorados...rsrs... pois são diferentes, mas andam quase sempre de mãos dadas e bem juntinhos. O resfriado é mais tímido, quando dá as caras provoca uma febre baixinha, um mal estar e fica dois a quatro dias, enquanto a gripe chega junto, mas é insistente ficando até uma semana, causa febre alta, as vezes acima de 38ºC, acompanhada de tosse dores musculares, de cabeça e garganta, fadiga... Nossa! Vou parar por aqui. Afinal, o tema do post é sobre alimentação contra tudo isso, não é verdade? Então, vamos lá.


Evite alimentos refinados, enlatados e cheio de conservantes, pois é preciso manter o organismo livre de toxinas para fortalecer o nosso sistema imunológico. Tranquilo? Mantenha-se bem hidratado, bebendo água.

A escolha dos alimentos de consumo diário é uma das principais estratégias para aumentar as defesas do nosso organismo e resistirmos à gripe e ao resfriado. Por isso, aposte nas frutas e vegetais, use-os crus in natura, em saladas, prepare sucos que combinem ambos, dê preferência aos vegetais verdes escuros (couve, brócolis e agrião) e frutas cítricas (limão, laranja, abacaxi).
O agrião aumenta a resistência aos vírus da gripe, ele tem mais vitamina C do que a laranja, mais ferro que o espinafre, e mais cálcio que o leite, o que faz dele um alimento po-de-ro-so no reforço do sistema imune, principalmente quando aliado ao mel, funcionam com expectorantes, melhorando a respiração.

Abaixo duas receitinhas pra você dar um bye-bye para a gripe e o resfriado:

Suco de agrião e mel

6 ramos de hortelã
1/2 maço de agrião
1 copo de água de coco
1 colh. sopa de mel

Como fazer? Junte os três primeiros ingredientes no liqui. Bata bem, coe, acrescente o mel, misture bem e beba em seguida.

Suchá de limão e laranja

1 limão galego
2 laranjas médias
1 1/2 copo de água
1 colh. sopa de mel

Como fazer? Descasque o limão e as laranjas. Em uma panela junte a água e as cascas. Depois que levantar fervura conte 5 minutos. Enquanto isso, faça um suco das laranjas e do limão em um recipiente. Coe o chá, junte ao suco, acrescente o mel, misture bem e tome em seguida.

Quer saber mais sobre nutrição e saúde? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.



Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.