Proteína do soro do leite ou proteína de arroz?


A proteína do soro do leite ou Whey Protein é um dos suplementos mais consumidos por praticantes de atividade física com objetivo de aumentar/ recuperar a massa muscular e diminuir índice de lesões. As proteínas do soro de leite apresentam excelentes quantidades de aminoácidos essenciais e elevadas concentrações dos aminoácidos triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina.

A proteína do arroz é um alimento de mais fácil digentão, em relação ao soro do leite e compartilha com a soja a vantagem de ser totalmente de origem vegetal, além de ser mais barata do que o soro de leite.

Nos últimos anos a proteína do arroz tem sido investigada  e pesquisas tem demonstrado sua eficácia na hipertrofia muscular. Algo bastante apropriado para aqeles que andam a procura de fontes de proteína, mas que são vegetarianos.

Recentemente um estudo objetivou determinar se o consumo de proteína de arroz pós-exercício pode aumentar a recuperação e provocar mudanças adequadas na composição corporal em comparação com a proteína de soro de leite. Os 48 participantes foram aleatoriamente divididos igualmente em dois grupos, onde o Grupo 1 recebeu 48 g de proteína de arroz e o Grupo 2 recebeu 48 g de proteína do soro do leite, ambos utilizaram essa suplementação imediatamente após o exercício.

Tanto a suplementação com a proteína do soro do leite quanto com a proteína de arroz, melhorou os índices de composição corporal e desempenho do exercício, e não houve diferenças entre os dois grupos, demonstrando então, a semelhança destes dois suplementos.

Portanto, a proteína de arroz  é uma excelente alternativa à proteína animal, vegetarianos podem contar com essa proteína no aporte pós-treino. Bjão
 
Referência:
JOY, J.M. et al. The effects of 8 weeks of whey or rice protein supplementation on body composition and exercise performance. Nutr J., v. 20, n. 12, p. 86, 2013

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