Alimentos fotoprotetores: sua pele mais saudável

A importância do uso do protetor solar já é uma informação bem difundida na população, e você, usa protetor diariamente? O seu uso diário é um dos principais segredos para uma pele jovem, linda  e saudável. Consulte seu dermatologista, ele é o profissional mais indicado para te recomendar o melhor protetor de acordo com as características da sua pele.
Bom, além disso, há diversas formas de cuidarmos da nossa pele e nos protegermos ao longo do ano, principalmente no verão em que todos procuram um visual mais bronzeado. Você sabia que há alimentos que podem auxiliar a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol? Venha comigo que vou te contar tim tim por tim tim.
A exposição do corpo ao sol desencadeia muito mais que um bronzeado. Ocorre a produção de espécies reativas de oxigênio no organismo que podem reagir ao DNA, proteínas, ácidos graxos. Caso isso ocorra, podem levar a danos oxidativos e disfunção do sistema antioxidante.
A fotoproteção é uma das medidas importantes a ser seguida para prevenir o aparecimento de rugas, perda da elasticidade, manchas, ressecamento, envelhecimento precoce da pele e até mesmo o câncer de pele. Para isso, são indispensáveis o uso do filtro solar e o consumo diário de alimentos ricos em compostos que auxiliam na prevenção dos efeitos nocivos do sol.
Os alimentos fotoprotetores orais são classificados como nutracêuticos e são benéficos pela sua ação antioxidante, antiinflamatória e imunomoduladora. Você já deve ter ouvido sobre o tema, por exemplo, ao receber da sua amiga a indicação de comer cenoura para um bom bronzeado. No dia-a-dia, pela correria ou preferência alimentar, nem sempre é possível ingerir os nutrientes responsáveis por esse efeito fotoprotetor. Porém,  vou te contar mais um segredo, eles já podem ser prescritos na forma de extrato em farmácias de manipulação com a prescrição. Se você tiver interesse é só marcar uma consulta comigo que posso te ajudar nisso, ok?
Abaixo, listei alimentos ricos em substâncias responsáveis pela fotoproteção oral. Dependendo do seu cardápio e saúde, é sempre interessante procurar um nutricionista para montar um Plano Alimentar personalizado.
Açafrão da terra (Cúrcuma longa): a curcumina, presente nesse alimento, é um potente antioxidante com propriedades antiinflamatórias e antiproliferativas, seu uso protege o organismo contra os danos solares.
Cacau, suco de uva integral, farinha de uva: neles estão presentes os polifenóis e flavonoides que possuem propriedades anticarcinogênicas, além de melhorar a aparência de peles ásperas e proteger a pele dos efeitos causados pelos raios UVB.
Cenoura, abóbora, tomate, melancia, mamão, manga e goiaba: alimentos fontes de carotenóides precursores da vitamina A, que ajudam a clarear a pele, previne acne, reduzem os radicais livres e previnem o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.
Castanhas, nozes, amêndoas: riquíssimas em selênio e vitamina E. O selênio ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme,  reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar, previne o envelhecimento da pele. Enquanto a vitamina E é um ótimo bloqueador da luz solar, além de ser um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e demais fatores ambientais que geram radicais livres
Linhaça: possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele, ajudam a minimizar as linhas de expressão, melhoram a hidratação da pele e previnem o aparecimento de rugas.
Pitanga, acerola, laranja, mexerica, morango, kiwi: frutas com excelente concentração de vitamina C, que a propósito é um antioxidante que previnem o envelhecimento.
Romã (Punica granatum): uma fruta com poder antiinflamatório, antiproliferativa e antitumoral, devido a sua ação antioxidante e sequestradora de radicais livres. Nela se destaca a presença do ácido elágico, com capacidade de proteger a células.
Bjoks.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.