Qual é o melhor açúcar?

9.2.13

Falar em açúcar é um pouco complicado. Cada vez mais estudos científicos mostram a relação do uso do açúcar em excesso com a obesidade, diabetes e até questões ligadas ao bom funcionamento cerebral, entre outros problemas. Contudo, é preciso conhecer cada tipo de açúcar para fazer uma escolha menos nociva à saúde. Então bora lá:

Açúcar refinado: Conhecido também como açúcar branco tem aditivos químicos, como o enxofre, que o tornam branco. O processo de refinamento do produto retira suas vitaminas e sais minerais, deixando apenas “calorias vazias”, sem nutrientes.




     style="display:inline-block;width:468px;height:60px"
     data-ad-client="ca-pub-6279433030269765"
     data-ad-slot="6502525536">




Açúcar de confeiteiro: Conhecido ainda como glaçúcar, passa por um refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter minicristais, além da adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio, cerca de 30% em peso, para evitar que os minicristais se juntem novamente.

Açúcar orgânico: Esse açúcar é considerado natural desde o plantio (sem adubos e fertilizantes químicos), até a embalagem biodegradável, passando pela produção industrial sem cal, enxofre, ácido fosfórico e tantos e tantos outros elementos adicionados ao produto refinado. É mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder adoçante, pois se trata exclusivamente de sacarose.

Açúcar light: Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes dietéticos, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, os quais quadruplicam o poder adoçante do açúcar puro.

Açúcar mascavo: É o açúcar quase bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo da cana. Ele não passa pelas etapas de refinamento, conservando, portanto, o cálcio, o ferro e outros sais minerais. Seu sabor é bem parecido com o caldo de cana.

Açúcar demerara: Esse tipo de açúcar passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Seus grãos são marrom-claros e devido à camada de melado que envolve os cristais o açúcar demerara tem valores nutricionais relativamente altos, semelhantes aos do mascavo.

Após essa resumida explanação dos tipos e propriedades do açúcar, o que posso dizer é que o açúcar mascavo e o demerara são os mais indicados para o consumo, ok?! Ambos passam por um leve processo de refinamento, além de conservar maior número de nutrientes e menor densidade de sacarose. Contudo, coma o menos açúcar possível, pois você já é doce e seu corpo agradece! Rsrs... Bjoks :)

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.