Pão de Abóbora

Deve ter uns dois anos que minha amiga Luciana esteve aqui em casa, provou e aprovou o meu pão de abóbora e pediu a receita. Outro dia conversando com ela, ela me cobrou de novo a receita. Pensa o quanto sou desnaturada... deixando a Lu esperando esse tempo todinho pra pegar uma receitinha!
Hoje, então, resolvi dedicar um tempinho e compartilhar a receita não só com a Lu, mas com vocês também. O pão de abóbora é uma receita simples, deliciosa, divertida e ótima para você surpreender alguém especial! Anotem aí!!

Ingredientes:
1 ½ xícara de açúcar demerara
1 ½   xícara de bebida vegetal morna (amêndoas ou castanha do pará)
50 g de fermento biológico
1 colher (chá) rasa de sal
1/2 copo de óleo vegetal
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada
2 colh. sopa rasas de farinha de linhaça
2 xícaras de abóbora cozida e amassada
200 g de uva passas
Farinha de trigo integral

Como fazer?
Em um bowl misture o açúcar, bebida vegetal e o fermento. Dissolver bem e deixar descansar por 5 minutos.
Adicionar a abóbora, sal, óleo, casca da laranja, farinha de linhaça, uva passas e aos poucos a farinha de trigo. Sovar bem a massa até ficar lisa e macia.
Colocar um pano de prato e um plástico sobre a massa e deixá-la descansar até dobrar de volume. Geralmente em torno de 40 minutos, vai depender do clima de onde você mora. Às vezes enquanto o forno está ligado assando outra receita, deixo o bowl em cima do fogão. Assim, a massa cresce rapidinho.
Enrolar os pães e colocar em forma de bolo inglês untada com um pouco de óleo. Deixar os pães crescerem na forma até dobrar de volume e em seguida assar em forno a 170 °C durante 40 minutos ou mais. Atenção, para não colocar os pães no forno já aquecido, porque senão os pães podem abaixar e não terão boa apresentação. Apesar de que quando usamos a farinha integral os pães cresce m menos, então ficam mais baixinhos, mesmo.

Dica: se preferir pode acrescentar outros tipos de frutas desidratadas. O pão de abóbora lembra muito o sabor de panetone. Humm!

Receba ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar! Assine minha news e ganhe de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Comentários

Postagens mais visitadas