Pão de Abóbora

21.2.12
Deve ter uns dois anos que minha amiga Luciana esteve aqui em casa, provou e aprovou o meu pão de abóbora e pediu a receita. Outro dia conversando com ela, ela me cobrou de novo a receita. Pensa o quanto sou desnaturada... deixando a Lu esperando esse tempo todinho pra pegar uma receitinha!
Hoje, então, resolvi dedicar um tempinho e compartilhar a receita não só com a Lu, mas com vocês também. O pão de abóbora é uma receita simples, deliciosa, divertida e ótima para você surpreender alguém especial! Anotem aí!!

Ingredientes:
1 ½ xícara de açúcar demerara
1 ½   xícara de bebida vegetal morna (amêndoas ou castanha do pará)
50 g de fermento biológico
1 colher (chá) rasa de sal
1/2 copo de óleo vegetal
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada
2 colh. sopa rasas de farinha de linhaça
2 xícaras de abóbora cozida e amassada
200 g de uva passas
Farinha de trigo integral

Como fazer?
Em um bowl misture o açúcar, bebida vegetal e o fermento. Dissolver bem e deixar descansar por 5 minutos.
Adicionar a abóbora, sal, óleo, casca da laranja, farinha de linhaça, uva passas e aos poucos a farinha de trigo. Sovar bem a massa até ficar lisa e macia.
Colocar um pano de prato e um plástico sobre a massa e deixá-la descansar até dobrar de volume. Geralmente em torno de 40 minutos, vai depender do clima de onde você mora. Às vezes enquanto o forno está ligado assando outra receita, deixo o bowl em cima do fogão. Assim, a massa cresce rapidinho.
Enrolar os pães e colocar em forma de bolo inglês untada com um pouco de óleo. Deixar os pães crescerem na forma até dobrar de volume e em seguida assar em forno a 170 °C durante 40 minutos ou mais. Atenção, para não colocar os pães no forno já aquecido, porque senão os pães podem abaixar e não terão boa apresentação. Apesar de que quando usamos a farinha integral os pães cresce m menos, então ficam mais baixinhos, mesmo.

Dica: se preferir pode acrescentar outros tipos de frutas desidratadas. O pão de abóbora lembra muito o sabor de panetone. Humm!

Receba ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar! Assine minha news e ganhe de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.