Quiche de espinafre

9.2.16

Todos que provaram essa receita pediram bis! Porque é gostosa, uma prova de que alimentação saudável é saborosa, sem falar na apresentação que fica parecendo comida de chef rsrs...
Tenha atenção, pois na lista de ingredientes coloquei várias opções de substituição de ovos, leite, portanto se você utilizar esses ingredientes não é necessário usar a linhaça + água e a bebida vegetal.
Gosto de dar várias opções para que todos os meus pacientes possam usufruir da preparação, tendo em vista que atendo tanto pessoas vegetarianas, quanto não vegetarianos, tudo certo? Então vamos lá.

Para a massa vamos usar:
1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo integral ou Farinha de grão de bico
1 ¼ xícara (chá) de farinha de aveia
1 colher (chá) de sal marinho ou do himalaia
3 colh. sopa de óleo orgânico
1 colh. sopa de farinha de linhaça + 3 colh. sopa de água
Mais 2 a 3 colheres (sopa), se necessário de água
Para o recheio vamos usar:
3 molhos de espinafre cru, cortado em tirinhas
1/2 cebola média
1 alho poró picado
500g de tofu firme
1 colh. chá de açafrão
Suco de 1/2 limão
1/2 colh. sopa de sal
1/2 colh. sopa de fermento químico
1 colh. sopa de azeite
Cebolinha (opcional)
Como fazer? 
A massa: misturar a farinha de linhaça e a água e deixar descansar por 10 minutos. Misturar as farinhas com o sal. Colocar o óleo e, com as pontas dos dedos, ir misturando até formar uma farofa úmida. Adicionar o gel de farinha de linhaça + água, que ficou pronto e misturar bem até formar uma massa homogênea. Se a massa ainda estiver esfarelando, colocar um pouco mais de água até que consiga abri-la sem dificuldade com um rolo. Utilize uma forma com o fundo removível, forrar o fundo e as laterais com a massa. Furar a massa com garfo e levar a geladeira por 15-30 minutos para que a massa depois de assada ficar crocante. Em seguida levar ao forno durante 15 minutos para a massa ficar pré-assada.

O recheio: Aquecer bem uma panela com um fio de azeite e refogar o espinafre e o alho poró picado bem fininho, com uma pitadinha de sal até que murche e reservar. Juntar no liqui o tofu, açafrão, suco de limão, o azeite, o sal e o fermento e bater bem até obter um creme homogêneo. Pré-aquecer o forno a 180°C. Pegar a massa já pré assada e espalhar nela o refogado de espinafre e alho poró e em seguida o creme de tofu, até cobrir todo o refogado de vegetais. Assar por aproximadamente 30 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Servir acompanhada de um mix de folhas verdes. Rende 8 – 10 porções e utilizei uma forma para quiche com o fundo removível de 30 cm de diâmetro. Depois de assada, polvilhar cebolinha.
Dica da nutri: Para desenformar a quiche, utilize um vidro, pode ser de azeitonas por exemplo, coloque a forma em cima do vidro, com o auxílio de um pano de prato seco, segure as bordas da forma e pressione a forma para baixo várias vezes, até que fique apenas o fundo da forma com a quiche em cima do vidro. Essa é a melhor forma que conheço para desenformar tortas e bolos assados em formas com fundo removível.
Dúvida sobre a receita? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer ter mais opções de receitas saudáveis? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.