Suco Verde: Benefícios + Receita


Tirando dúvidas sobre o uso de suco verde

Abaixo respondi as perguntas que mais recebo sobre suco verde. Se sua dúvida ainda não inclui aqui nesse poster, gostaria de combinarmos algo, por gentileza, escreva nos comentários para que seja possível respondê-lo(a) e assim agregar informações valiosas e que realmente seja útil para todos nós, aqui no blog. Combinado? Bom, vamos lá!

Por que tomar suco verde? Quais são os benefícios?

Para consumir maior quantidade de frutas, hortaliças e consequentemente fornecer níveis significativos de vitaminas e minerais às nossas células.
Segundo a VIGITEL 2014 – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico, apenas 24,1% dos brasileiros ingere a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial de saúde (OMS). A quantidade recomendada é de 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana. Entre os homens, o percentual verificado pela pesquisa é ainda menor: apenas 19,3% atendem às recomendações. Entre as mulheres, o consumo atinge 28,3% do total. 

A partir dessa perspectiva o uso frequente de sucos é um facilitador para incluir maior quantidade e frequência de frutas e hortaliças no cardápio. Através dos sucos, também é possível fornecer um maior aporte de nutrientes dos vegetais ao organismo em uma única refeição, por exemplo, não é viável consumir 3 Kg de frutas e hortaliças em um almoço, certo? No entanto, se triturarmos/coarmos ou centrifugarmos essa quantidade vamos separar o excesso de fibras, que possivelmente consumiríamos ao mastigar todos esses alimentos, e vamos extrair quantidades significativas de vitaminas e minerais, que na presença de pouca fibra serão absorvidos de modo mais eficiente no organismo.

Usar frutas e verduras em sucos é melhor do que comê-las in natura?

Segundo nosso novo guia alimentar para a população brasileira é importante priorizarmos alimentos in natura ou minimamente processados (sucos, por exemplo) para obtermos melhor saúde. No entanto, a escolha vai depender do objetivo do paciente. Cada paciente é único. Veja, se um paciente precisa fornecer maior aporte de ácido fólico para o organismo e ele não é muito fã de folhas verdes, uma opção mais viável é o suco, no qual é possível adicionar uma quantidade extra de vegetais que ele dificilmente comeria em uma refeição, e que em conjunto com uma fruta cítrica bem madura proporciona um sabor mais gostoso. Já um paciente, no qual precisamos trabalhar a saciedade, a mastigação é fundamental, portanto frutas e verduras in natura seria mais recomendado. Por isso, é importante realizar uma consulta nutricional, para você, junto com seu nutricionista avaliarem o que é melhor para você.

É realmente necessário coar o suco?

Hoje coar sucos alcalinos é uma rotina no meu dia a dia. No início quando inclui o hábito de consumir suco verde, não coava, o resultado era horrível, desconforto gastrointestinal, distensão do abdômen, muitos gases, flatulências, e idas ao banheiro. Consegui interpretar que meu organismo não estava feliz com aquela porção extra de fibras, então comecei a coar. É muita fibra para ser consumida em apenas um momento, perceba, dificilmente alguém come 2 folhas grandes de couve durante uma refeição, por exemplo. Coar é melhor inclusive para as vitaminas e minerais presentes no suco serem aproveitados rapidamente pelo nosso corpo.

Diabéticos podem usar suco verde?

Sim. Mas sugiro após coar o suco adicionar um pouquinho de farinha de linhaça ou chia para controlar o índice glicêmico e procurar um nutri pra auxiliá-lo com mais detalhes.

Qual é sua receita de suco verde? A que você faz na sua casa e usa!

Abaixo segue minha receita preferida, com ingredientes escolhidos a dedo:

1 rodela de abacaxi, espessura do seu dedo
1 pepino médio
Suco de 1 limão
2 folhas grandes de couve
5 folhas de hortelã
1 fatia de gengibre, espessura de 1 moeda
Mel, agave, ou açúcar de coco para adoçar (opcional)

Como fazer? Adicionar os ingredientes no liqui, na ordem listada acima, ou seja, os que possuem mais água, ok? Então, bater primeiro apenas o abacaxi, pepino e suco de limão. Em seguida rasgar as folhas de couve e ir adicionando aos poucos no liqui, às vezes será necessário dançar com o liqui para que tudo triture direitinho e não seja preciso adicionar água. Acrescentar o hortelã, gengibre, bater bem e coar. Voltar o conteúdo líquido para o liqui, adicionar açúcar de coco, bater bem, se preferir pode acrescentar gelo.

Dica da nutri: O melhor horário para ingerir o suco verde ou demais sucos alcalinos é nos primeiros horários do dia, de preferência em jejum, no entanto, a receita acima não substitui o seu desjejum, tudo certo? Para facilitar a vida e não ter desculpas para não usufruir os benefícios do suco verde, dobre a quantidade dos ingredientes, depois de pronto, distribua o suco em forminhas de gelo. Uso 4 cubos de gelo para cada xícara de água de coco.



Para obtermos ainda mais praticidades, quais empresas você recomenda, para comprarmos suco verde?

Aqui em Goiânia há duas empresas muito boas que produzem sucos alcalinos prensados a frio, a Detox Nutrigene e a Suco É Vida.

Dúvida sobre a receita, sobre o uso de sucos alcalinos? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer ter mais opções de receitas saudáveis? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.