Reduzindo o desperdício de alimentos em sua casa

O planejamento e a seleção das compras são muito importantes numa casa, pois evitam a aquisição de excedentes, garante a qualidade dos produtos e facilitam a elaboração de cardápios, impedindo que os alimentos acabem no lixo. Quando o consumo racional se torna hábito, a rotina adequada às necessidades da família passa a ser aplicada sem grande esforço.

Faça um planejamento:
  • Elabore o cardápio da semana em função dos gostos e necessidades alimentares de sua família. A compra ficará mais barata, exigirá menos tempo e se realizará com maior facilidade se as refeições diárias estiverem decididas.
  • Antes de sair de casa para ir ao supermercado ou à feira, veja o que ainda resta na geladeira e nos armários. A lista de compras com os produtos que faltam deve ser preparada só depois dessa inspeção cuidadosa.
  • Procure ir ao supermercado após as refeições. O apetite acaba levando à compra de produtos desnecessários, em quantidades excessiva e até de muitos alimentos pouco ou nada nutritivos, mas apetitosos para quem está com o estômago vazio.
  • Siga a lista que preparou. Não se deixe impressionar pela propaganda de um produto que o associa à beleza e ao prazer, ou pelo fato de ele estar em oferta para comprá-lo em grandes quantidades. Comer a mesma coisa ao longo de um determinado período acaba enjoando, e o alimento vai se estragar.
  • Deixe para colocar por último no carrinho de supermercado os produtos perecíveis de geladeira ou congelador. Assim, eles passam menos tempo à temperatura ambiente, conservando melhor suas características.
  • Compre hortaliças, frutas frescas e produtos da safra semanalmente. Essa medida garante a reposição constante e, portanto, o frescor do alimento. Além disso, evita a compra de quantidades excessivas e permite ao consumidor acompanhar melhor os preços, percebendo abusos e aproveitando promoções.
  • Procure comprar a porção do tamanho de sua família. Atualmente, já existem porções embaladas individualmente, para atender às necessidades do consumidor. Mas preste atenção: apesar de evitarem o desperdício, às vezes esses produtos são mais caros. É preciso pesar a relação custo-benefício nesse caso.
Seja um consumidor consciente!!

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.