Fibras e seus benefícios: Saiba por que você precisa desse nutriente!

26.1.12
A fibra é um nutriente não digerível encontrado nos alimentos vegetais. Existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. As fibras que retém água são as solúveis, encontradas em frutas cítricas, maçã, abacate, legumes em geral, cevada, aveia, gergelim, linhaça, amêndoas. Esse tipo de fibra reduz o tempo de esvaziamento gástrico prolongando a sensação de saciedade. Pessoas que querem reduzir o peso devem apostar em uma dieta rica em frutas, hortaliças e produtos integrais.

As fibras solúveis aumentam o trânsito intestinal, pois absorvem água formando um gel viscoso, o qual é mais resistente a ação das enzimas, diminuindo assim, a captação de lipídios e glicose pelo organismo. O consumo exagerado de fibras na forma de complementos alimentares e suplementos não é recomendado, porém, em uma dieta harmoniosa, variada em frutas e hortaliças, o excesso de fibras dificilmente será atingido.

A laranja é uma ótima fruta, riquíssima em fibras. Para aproveitar ao máximo a pectina é bom comer toda a parte branca da fruta, parte em que se concentra a maior parte da pectina, que promove saciedade. O abacate é uma das frutas mais ricas em fibras, além das fibras a fruta apresenta ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras saudáveis que ajudam a combater o excesso de gordura ruim presente no organismo, combatendo a obesidade e dislipidemias.

As fibras insolúveis encontradas nos vegetais folhosos e grãos integrais principalmente de trigo e milho não retêm água. Porém, também possuem função importante no combate aquela gordurinha indesejada. No trigo, macarrão e arroz integrais as fibras são mais resistentes à ação bacteriana, pois se constitui de fibras insolúveis que aumentam o bolo fecal, fazendo o intestino ter maior atividade peristáltica, diminuindo os sintomas da constipação intestinal e consequentemente reduzindo drasticamente aquele inchaço abdominal causado pela constipação.

As fibras é um excelente inibidor do apetite que auxiliam na perda de peso com saúde, combate as dislipidemias, previne a aterosclerose e regula os níveis de glicose no sangue. Os alimentos ricos em fibras são naturais, de fácil acesso, de custo relativamente baixo e, quando usados na dieta, com sabedoria, promove saúde e melhor qualidade de vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de 20 – 40 g de fibras (30% solúveis e 70% insolúveis), comer cinco porções de vegetais e frutas ao dia, de preferência que sejam de cores diferentes é a dica certa para não errar. A combinação de frutas e saladas de vegetais com cereais integrais é excelente e agrega maior concentração de fibras na refeição. A substituição de sucos por frutas in natura, bem como o pão branco pelo integral são maneiras práticas de aumentar o consumo de fibras na dieta.

A ingestão correta de água ao dia é fundamental para que as fibras cumpram o seu papel no organismo. A água mantém o corpo hidratado, acelera o metabolismo e auxilia na sensação de saciedade. A recomendação de ingestão adequada de água total é de 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres por dia, para a faixa etária de 19-70 anos. Para indivíduos que realizam atividade física ou que ficam expostos a altas temperaturas, é necessário aumentar a quantidade de água total recomendada.

Tenha uma saúde de fibra!

Referências:
DIABETES CARE, volume 31, supplement 1, january 2008.
Institute of Medicine. Dietary Reference Intakes for Water, Potassium, Sodium, Chloride, and Sulfate. Washington, DC: National Academy Press, 2004.
IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, Sociedade brasileira de Cardiologia- DA,2007.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.