Lanches escolares, como montar?



O lanche é fundamental do ponto de vista nutricional. As crianças em idade escolar, no qual há um desenvolvimento de atividades físicas e intelectuais, não devem permanecer longos períodos em jejum. O lanche não é o vilão que tira o apetite das crianças antes do almoço ou jantar. O horário de lanche da escola, o tipo e quantidade de alimentos é que devem ser selecionados.
Preparar um lanche saudável e variado, que ao mesmo tempo satisfaça ao paladar da criança. Chocolates, doces, balas, refrigerantes e salgadinhos são excessivamente calóricos e, não têm valor nutritivo. O que seria um lanche saudável e equilibrado, então?

  1. Sucos, chás, água de coco ou água para repor as perdas hídricas ocorridas durante as atividades físicas.
  2. Uma fruta: por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. As mais práticas são (maçã, banana, pêra, mexerica, uva) pela facilidade da retirada da casca. 
  3. Ofereça pães, bolachas, bolos. Sua principal função é fornecer energia
  4. Ofereça proteínas homus, creme de tofu, ricota vegetal, oleaginosas e castanhas no geral.  Estas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo e auxiliam o funcionamento do sistema imunológico.
  5. Sempre utilize lancheiras de material térmico para manter a qualidade dos alimentos.




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