Amamentação e uso de cosméticos

13.9.10

O investimento na melhoria da aparência física é um direito de toda mulher, principalmente após o parto, quando muitas vivenciam a árdua tarefa de compatibilizar atividades domésticas e de trabalho, além de noites mal dormidas. Após a gravidez, é natural que a mulher queira se sentir mais bonita e atraente, o que é saudável, uma vez que eleva sua auto-estima. Dessa forma muitas mães partem em busca de recursos cosméticos das mamas. Assim é fundamental que a mulher em amamentação e o profissional de saúde tenham conhecimento dos riscos que alguns desses recursos cosméticos podem oferecer às crianças durante a amamentação.

Escovas Progressivas

As escovas progressivas podem ser realizadas pelas nutrizes desde que não contenham formol, que, quando utilizado em altas concentrações, é uma substância prejudicial. O formol é um produto acrescentado em fórmulas caseiras com função alisante na concentração de 3.5%. Cabe lembrar que a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)só permite o uso de formol  em cosméticos  como conservante ( concentração de 0,2%) ou como agente de endurecimento de unhas (concentração de 5%), ou seja, seu uso como alisante não é autorizado.

Tinturas para cabelo

Os médicos freqüentemente são argüidos sobre a segurança do uso de tinturaspara cabelo pelas nutrizes. A prática de tingir os cabelos é considerada segura caso o produto não contenha chumbo. Atualmente raras são as apresentações que contêm esse metal pesado, o qual está associado a sintomas como anorexia, mal-estar, gosto metálico,cefaléia e cólicas abdominais, além da piora do rendimento escolar e no desenvolvimento neuropsicomotor. Contudo a informação de que tinturas contendo amônia devem ser evitadas durante a lactação não encontra respaldo na literatura científica.

Toxina Botulínica


A utilização da toxina botulínica do tipo A (Botox ou Dysport) para fins cosméticos cresceu muito entre as mulheres, mesmo entre as mais jovens. Há carência de estudos que avaliem a segurança desse fármaco durante a amamentação. Entretanto devido as suas características farmacológicas, é improvável sua passagem para o leite, de modo que seu uso é considerado moderadamente seguro durante a amamentação.
Implantes mamários de silicone
Em virtude de implantes de próteses de silicone para aumento ou correção de mama, algumas informações podem ser úteis
Segundo a literatura, o silicone utilizado para aumento do volume das mamas foi implantado em cerca de 1 milhão de mulheres norte-americanas até o ano de 2001. No entanto somente um estudo relatou disfunção esofágica em 11 crianças amamentadas cujas mães receberam implantes. Outros estudos não confirmam esses achados. Assim a Associação Americana de Pediatria (AAP), classifica o implante de silicone como compatível com a amamentação.

Percing e tatuagens

O uso de piersings mamilares e tatuagens areolomamilares é cada vez mais freqüente entre as mulheres, principalmente entre os adolescentes. Porém essas práticas podem interferir no aleitamento materno. Ao ser colocado o piersing, assim como a tatuagem, pode levar a perfuração dos ductos mamários, com posterior fibrose e obstrução ductal. O risco é que, no futuro, isso possa dificultar a saída do leite. Tatuagens com tintas do tipo henna estão frequentemente associados a dermatite local nunca devendo ser  realizadas durante o período de amamentação.

Amamentação e uso de plantas medicinais

Não há estudos  que mostram  o uso de plantas medicinais  durante o período da amamentação. Sugere-se as nutrizes evitar, sempre que possível, ouso de chás com ervas medicinais  devido a carência de estudos sobre a segurança da grande maioria das plantas e aos conhecidos efeitos tóxicos que algumas podem provocar sobre o organismo. De forma semelhante, deve-se evitar o consumo de fototerápicos de composição desconhecida.

Referência:

Weffort V.R.S e Lamounier J.A - Nutrição em Pediatria da Neonatologia à Adolescência - Manoele/2009

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.