Hambúrguer de Lentilha


Oiee, se você tem buscado reduzir a ingestão de carne no cardápio, você precisa incluir mais leguminosas na alimentação, bem como seus derivados. 

Lydiane, mas na real, o que são leguminosas?

São os 'feijões': feijão carioca, o preto, branco, vermelho, verde, azuki, lentilha, ervilha, grão de bico, fava, soja. Já os derivados são alimentos e produtos alimentícios feitos a partir das leguminosas, como por exemplo o tofu, missô e tempeh elaborados a partir da soja e o homus do grão de bico. Ok?

A forma mais simples de comer as leguminosas são cozidas e refogadas com cebola, alho, sal ou apenas cozidas com sal acompanhadas de uma salada bem colorida. Contudo, ainda é possível incluir esses feijões em outros tipos de preparação como quibes, tortas doces e salgadas, almôndegas e hambúrgueres deliciosos.

Venha comigo, que vou ensiná-lo a fazer um hambúrguer de lentilha de dar água na boca! Cai bem no almoço e jantar como prato proteico, inclusive no pós treino.

Uma dica que te dou, assim de cara, é a seguinte: mantenha sempre na geladeira uma quantidade de leguminosas cozidas. Em casa procuro ter dois tipos de leguminosas por semana, assim durante todo mês consigo variar bastante o meu cardápio.

Ingredientes:
1 xícara (chá) de lentilhas cozidas
4 colh. sopa de farinha de linhaça
1 dente de alho grande
1 colh. chá rasa de páprica picante
1/2 cebola pequena
1 colh. chá de sal marinho ou do himalaia
Cebolinha verde  gosto
2 colh. sopa de farinha de quínua
Azeite virgem

Como fazer?

Em um bowl adicione os grãos de lentilhas cozidos. Costumo fazer o remolho e cozinho em panela simples com um pouco de sal, não é necessário usar a panela de pressão, pois a lentilha cozinha bem ligeiro, em relação as demais leguminosas.

Com um garfo macero a lentilha, adiciono a farinha de linhaça, misturo bem e deixo descansar por 5 minutos. Em seguida adiciono os demais ingredientes, misturo bem. Nessa etapa a 'massa' está bem heterogênea, parecendo mais uma farofa, é super normal, certo.

Agora você coloca a metade da massa no liqui, as vezes você terá que dançar um pouquinho com ele para que o conteúdo fique bem triturado. Rsrsrs... Se preferir pode usar um processador no lugar do liqui. Repita o processo com o restante da massa.



É bem nítido a diferença da consistência após ser triturada, fica bem homogênea e lisa. Então eu costumo fazer bolas com a massa, e com as mãos achato-as formando os búrgueres. Essa receita rende 6 bolas médias = 6 hambúrgueres.

Em uma frigideira antiaderente adiciono 1-2 fios de azeite, espalho 3 hambúrgueres, tampo e mantenho o fogo baixo. Basta aguardar 3 minutos que já vai ficar bem douradinho, só virar do outro lado e repetir o mesmo procedimento. E pah só devorar!


OBS: 
(1) Usei a farinha de quínua para agregar mais proteína à receita, com esse mesmo objetivo você pode utilizar flocos de amaranto. Mas se preferir por talvez ser mais acessível para você, pode utilizar a farinha de aveia ou até mesmo a farinha de trigo integral ou polvilho azedo. Combinado?
(2) Costumo triplicar a receita e congelar os hambúrgueres já grelhados. Na hora de comer só esquentar em uma frigideira antiaderente sem azeite que fica ótimo! Pode manter congelado por até 90 dias.
(3) Se quiser incrementar seu hambúrguer, espalhe-os em uma forma, adicione em cima de cada um, uma colher rasa de molho de tomate, fatia de queijo vegano, azeitona e orégano. Leve ao forno até o queijo gratinar. Humm... é pra comer de joelhos fica TDB!

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.