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Equivalente de uma porção de frutas e vegetais

A recomendação para ingestão de frutas e vegetais é de 4-5 porções por dia, mas muita gente tem dúvidas sobre o que é uma porção. Por isso, hoje quero compartilhar com vocês um infográfico bem explicativo, elaborado pela American Heart Association, sobre o tamanho de porções de frutas e verduras.


1 porção de fruta equivale à:

1 fruta média = o tamanho aproximado de uma bola de tênis. 

Ex: maçã, pêra, laranja, mexerica.


Frutas frescas e congeladas = 1/2 xícara de chá.

Ex: melancia, melão, mamão, jaca, abacate.


Suco de frutas* = 1/2 xícara de chá

1 porção de vegetais equivale à:


Vegetais folhosos cru = 1 xícara de chá

Ex: couve, agrião, rúcula, alface, acelga


Vegetais congelados ou em conserva = 1/2 xícara de chá

Ex: brócolis congelado, palmito.


Suco de vegetais* = 1/2 xícara

Ex: suco verde, suco de tomate.


*Sucos de frutas e vegetais fazem parte de uma alimentação saudável. Mas, cuidado para as calorias extras,  açúcares e sódio adicionados. Escolha sucos 100% naturais, prensados a frio, sem adição de água e conservantes, evite sucos açucarados, de caixinha e solúveis em água. Prefira sucos vivos. Combinado?

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Bjo da nutri.
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