Proteína do soro do leite ou proteína de arroz?


A proteína do soro do leite ou Whey Protein é um dos suplementos mais consumidos por praticantes de atividade física com objetivo de aumentar/ recuperar a massa muscular e diminuir índice de lesões. As proteínas do soro de leite apresentam excelentes quantidades de aminoácidos essenciais e elevadas concentrações dos aminoácidos triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina.

A proteína do arroz é um alimento de mais fácil digentão, em relação ao soro do leite e compartilha com a soja a vantagem de ser totalmente de origem vegetal, além de ser mais barata do que o soro de leite.

Nos últimos anos a proteína do arroz tem sido investigada  e pesquisas tem demonstrado sua eficácia na hipertrofia muscular. Algo bastante apropriado para aqeles que andam a procura de fontes de proteína, mas que são vegetarianos.

Recentemente um estudo objetivou determinar se o consumo de proteína de arroz pós-exercício pode aumentar a recuperação e provocar mudanças adequadas na composição corporal em comparação com a proteína de soro de leite. Os 48 participantes foram aleatoriamente divididos igualmente em dois grupos, onde o Grupo 1 recebeu 48 g de proteína de arroz e o Grupo 2 recebeu 48 g de proteína do soro do leite, ambos utilizaram essa suplementação imediatamente após o exercício.

Tanto a suplementação com a proteína do soro do leite quanto com a proteína de arroz, melhorou os índices de composição corporal e desempenho do exercício, e não houve diferenças entre os dois grupos, demonstrando então, a semelhança destes dois suplementos.

Portanto, a proteína de arroz  é uma excelente alternativa à proteína animal, vegetarianos podem contar com essa proteína no aporte pós-treino. Bjão
 
Referência:
JOY, J.M. et al. The effects of 8 weeks of whey or rice protein supplementation on body composition and exercise performance. Nutr J., v. 20, n. 12, p. 86, 2013

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.