Suplementação de vitamina B12 aumenta o surgimento de acne?

6.4.20


Oie, que bom você aqui no nosso cantinho!

Você sabia que o surgimento de acne na suplementação de vitamina B12 é bem comum? Isso acontece porque a vitamina B12 estimula a atividade dos folículos sebáceos, por uma via que a ciência ainda não identificou, e por isso pode aumentar as espinhas, principalmente no rosto. Calma! Eu sei como resolver esse problema de modo simples e vou te contar.

Diferente do que muitos tem divulgado, os homens também podem apresentar acne com a suplementação de vitamina B12, assim como as mulheres. Porém, a acne é mais recorrente nas mulheres em idade fértil, com pele clara e que não utilizam anticoncepcionais. Neste sentido, é mais raro encontrarmos esse quadro clínico em mulheres na menopausa. E de fato, isso é uma realidade entre meus pacientes.

Durante esses anos trabalhando com pacientes vegetarianos, percebi que o surgimento das erupções acneiformes é dose dependente, independente da forma da vitamina, seja ela cianocobalamina ou metilcobalamina. O que realmente já foi confirmado em estudos recentes. Hã? 

Vou te explicar melhor: quanto maior a dosagem da suplementação de vitamina B12, maior a produção de acne, independente da forma da vitamina. E nessa perspectiva, a suplementação via injetável pode ser catastrófica! 

Imagina ter a pele cheia de acne por conta da suplementação de B12? Você não precisa passar por essa situação. Se você ainda não suplementa essa vitamina, fique tranquilo, trabalho com um protocolo específico, onde iniciamos a suplementação com pequenas doses e durante o tratamento nutricional vamos aumentar a dosagem aos poucos até encontrarmos a dose máxima que seu organismo tolera sem ter acne. Por outro lado, se você já usa a vitamina B12, de boas, vou avaliar a necessidade, via utilizada e claro, irei ajustar a dosagem, a princípio, com pequenas doses.

Veja, a dose de uso final para a B12 é totalmente individual, e apenas com nossa parceria durante a consulta, é possível sabermos qual é a dose certa para você.

Para a maioria dos meus pacientes, conseguimos fazer esse controle com muito sucesso. 

Diga aí, você já sabia disso? Você já teve acne depois que começou a usar suplementação de B12? Me conte nos comentários.

Grande bjo da nutri.

Desejo melhorar minha saúde e qualidade de vida através da alimentação! Preciso de sua ajuda!

Quero receber ajuda extra para seguir firme com a reeducação alimentar e receber de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook e Instagram! Lá você encontra informações valiosas sobre emagrecimento consciente e nutrição vegetariana em todos os ciclos da vida, e muito mais.

10 comentários:

  1. Oi!Tenho muitos problemas com espinhas, e tomando b12 sempre piora. De qnt seria essa dose mínima? Tem q mandar formular?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você mencionou que tinha problemas com espinhas antes de usar a b12, certo? Como está sua alimentação? Provavelmente precisamos ajustar as gorduras do seu cardápio. É importante você investigar se há um desequilíbrio hormonal. A dose mínima e até máxima varia de uma pessoa para outra. Idade, tempo de vegetarianiso/veganismo, presença ou não de deficiência de ferro ou anemia; presença ou não de demência na família, paciente bariátrico ou não... são tantas as variáveis envolvidas. Por isso, para você ter sucesso na suplementação de b12 sugiro buscar ajuda de um nutri experiente que vai prescrever uma dosagem que realmente você precisa, assim você manda formular a prescrição, tem segurança e resultados. Grande abraço. :)

      Excluir
  2. Tomei três injeções de vitamina B12 , uma em cada arma e meu pescoço, rosto e costas pipocaram de espinhas 😮. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucila, como mencionei no artigo acima, a suplementação de b12 via injetável, aumenta de forma catastrófica o surgimento de acne. Por que nesse caso é aplicado uma dosagem muito alta da vitamina, entende? Você comentou que recebeu três injeções! Recomendo buscar ajuda de um nutri experiente para te direcionar, para que assim, a suplementação de b12 não seja um pesadelo para você. Grande abraço!

      Excluir
  3. 17/10/21 21:48
    Tomei três injeções de vitamina B12 , uma em cada semana e meu pescoço, rosto e costas pipocaram de espinhas 😮. É normal?

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a tomar centrum mulher e me apareceram espinhas, fui vera fórmula e lá estava a vitamina B12, vou começar a tomar em dias alternados e ver se minha pele melhora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena, por isso e outros motivos não recomendo o uso de multivitamínicos aos meus pacientes. Fornecer apenas os nutrientes que seu organismo realmente está precisando é estratégico para recuperar o aporte nutricional e prevenir toxicidade. Grande abraço :)

      Excluir
  5. Apareceu-me espinhas infinitas no rosto, nas costas, no tórax e agora por último, uma gigante acima da virilha. Terrível.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal como vcs melhoram? Tambem estou com um surto de acne no torax, pescoço e costas, suplementando vitamina metilfolato 400mcg e metilcobalamina 250mcg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, provavelmente você precisa ajustar a dosagem da b12. Procure ajuda profissional. Grande abraço :)

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.