Panetone Vegano


No início de novembro já estava com vontade de comer panetone. Acreditam? Mas todos que eu via no mercado tinha ovos. Até que um dia, enquanto buscávamos uma encomenda num restaurante vi panetones na bancada deles. Panetones veganos! Pedimos um e logo que cheguei em casa, comi um pedaço. Mas na boa, não achei tão gostoso.

Depois desse ocorrido, durante uma reunião, nos deram uma lembrança. Chegando em casa ao abrir descobri que era pa-ne-to-ne! Pensa na tentação! Ao conferir direitinho, descobri que ele também tinha ovos. Eu juro, quase comi um pedaço de tanta vontade que eu estava de comer um panetone gostoso. Rapidamente coloquei o panetone na embalagem de presente. Saí de casa e parti rumo a casa da minha sogra. Pensa na felicidade dela ao chegar com o panetone! Voltei pra casa convicta que faria testes se possível de 100 receitas para chegar ao resultado que queria. Depois de alguns testes cheguei ao resultado abaixo.

Acredito que substituindo o vinagre pela lecitina de soja em emulsão fica ainda mais perfeito, pois a lecitina confere expansão à massa e consequentemente, maciez, contudo, é um ingrediente difícil de encontrar. Para vocês terem uma ideia, liguei para oito lojas aqui em Brasília e nenhuma tinha a tal lecitina. Por isso, utilizei o vinagre de maçã que confere características semelhantes à massa.

Você pode substituir as frutas cristalizadas e uva passas por chocolate amargo, também vai ficar muuuito gostoso. Mas não exagere nesses ingredientes, siga a quantidade descrita na receita. Assim, você evita que seu panetone fique pesado e não cresça, certinho?

Ah, para a versão sem glúten, basta substituir as farinhas por mix de farinhas sem glúten e dobrar a quantidade de vinagre de maçã.😉 


Panetone vegano 

1 colh.sopa de fermento biológico seco
5 colh.sopa de açúcar demerara
1 xícara (chá) de água morna

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/2 colh.chá de sal
2 colh.sopa de vinagre de maçã
2 colh.chá de essência de baunilha
1/2 colh.sopa de raspas de laranja
3 colh.sopa de óleo de girassol
1 forma de panetones de 500g ou duas de 250g
1/2 xícara (chá) de uva passas
1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas


Como fazer?

Aquecer a água, ela precisa ficar bem esperta, mas não muito quente, ou seja, uma temperatura que ao colocar o dedo, você não se queime, blê?


Adicionar à uma tigela, a água morna, açúcar e fermento. Misturar bem e esperar uns 10 minutos para o fermento agir.


Em seguida juntar os demais ingredientes. Misturar bem. Sovar durante uns 10 minutos com as mãos. Adicionar a massa à forma de panetone. Colocá-la dentro de uma assadeira, cobrir com um pano e deixar crescer durante 2h. .

Colocar no fundo do forno uma forma de pão com 2 xícaras.chá de água e em seguida a assadeira com a forma de panetone. Isso ajuda a massa ficar úmida, certinho? Deixar assar em temperatura baixa durante 35-40 minutos. .

Se como eu, você não tiver grade de biscoitos. Deixe seu panetone esfriar em uma grade do seu fogão.

Gostou da receita? Que tipo de comida você aprecia comer no natal? Me conte nos comentários, talvez consigo veganizá-la. Hehe! Bjo da nutri😘

Desejo melhorar minha saúde e qualidade de vida através da alimentação! Preciso de sua ajuda!

Quero receber ajuda extra para seguir firme com a reeducação alimentar e receber de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook e Instagram! Lá você encontra informações valiosas sobre emagrecimento consciente e nutrição vegetariana em todos os ciclos da vida, e muito mais.

2 comentários:

  1. Amei a receita querida! Filho e " nora" vão pra cozinha!😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que máximo, é sempre maravilhoso cozinharmos com pessoas que amamos! Grande beijo! ;)

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.