Frutosemia e má absorção de frutose: qual o diagnóstico e tratamento definitivo?

Oi pessoal, tudo jóia?

Tenho recebido pacientes com o diagnóstico médico de intolerância à frutose. Todos realizaram apenas o exame de prova, também conhecido como teste de absorção ou de tolerância à frutose, no qual o paciente faz a ingestão de frutose e após 30, 60 e 90 minutos é feito a coleta sanguínea e analisada a concentração sérica de frutose. Esse exame é o mais comum, porém o padrão ouro para o diagnóstico de frutosemia e também da má absorção de frutose é o teste de hidrogênio expirado. Sinceramente, como profissional da saúde, acredito que neste caso, fazer um diagnóstico apenas por meio de sintomas e um único tipo de exame é imprudência.

Queridos, vamos entender melhor a fisiopatologia dessa doença. A frutosemia, ou como é mais conhecida, a intolerância à frutose, é um erro genético inato do metabolismo da frutose, causado pela deficiência da principal enzima, aldolase B, responsável pelo metabolismo hepático da frutose alimentar. Trata-se de uma doença rara, sua incidência é de 1 caso para cada 20000 nascidos vivos, e é manifestada na infância, com frequência durante a introdução alimentar do bebê. Pacientes com frutosemia são sensíveis às fontes de frutose, incluindo sacarose, sorbitol e apresentam diarreia, gases, náuseas, dor e inchaço abdominal.

Neste sentido, reflita:


Será mesmo, que eu tenho intolerância a frutose? 

Os sintomas surgiram durante a infância?


Talvez o seu problemas não seja a frutosemia, mas a má absorção da frutose! Isso mesmo! Muitos pacientes apresentam excessiva ingestão de frutose e alterações na microbiota intestinal que levam à má absorção desse carboidrato. Essa condição clínica está relacionada à disbiose intestinal, ou seja, o desequilíbrio na microbiota intestinal ou até mesmo com doença gastrointestinal, como a síndrome do intestino irritável.

Para você pensar:

Como está o funcionamento do meu intestino?

Com que frequência eu faço cocô?

Qual é a forma das minhas fezes? Dê uma expiada! 

Eu tenho tratado bem do meu intestino? 

Quais atitudes posso tomar para cuidar melhor do meu intestino?


Bom, os sintomas e diagnóstico da má absorção da frutose são bem semelhantes aos da frutosemia. Inclusive o tratamento! O único tratamento efetivo para ambas doenças é a redução definitiva de alimentos que contenham frutose, e deve ser mantido por toda a vida. Destaco que  em alguns casos, a frutose encontrada nas frutas não é o maior problema e que os sintomas se agravam quando os pacientes consomem a frutose proveniente principalmente de produtos industrializados como refrigerantes, bebidas energéticas, cereais refinados, biscoitos, misturas para bolos, sorvetes e pães! Ah, meu protocolo para tratamento da má absorção à frutose também inclui estratégias nutricionais para equilibrar a microbiota intestinal.

Assim, quero incentivá-lo a conversar melhor com seu médico, inclusive pergunte sobre a necessidade de fazer mais de um exame para fechar o diagnóstico. E é claro, invista em planejamento alimentar personalizado! Procure um nutricionista capacitado. Tudo bem?

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Por mais de 10 anos tive diagnóstico de SII-D, nunca fiz tratamento, ia na raça. Ano passo decidi que não dava mais pra viver assim, exames diagnosticaram IF. Até então a gastro excluiu a SII-D. Fiz acompanhamento com nutricionista, tive bons resultados, mas não chegou ao que eu esperava, mesmo na dieta eu tinha as pioras. Questionei com a nutri sobre possível disbiose, ela me disse q já que tenho a IF, consequentemente tenho a disbiose... Vc poderia me explicar a relação, ou mesmo a diferença... Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! A Síndrome do Intestino Irritável - SII têm muita relação com o emocional e comportamento. Os estudos mostram que apenas 30-40% dos casos são resolvidos com ajustes na alimentação. Por isso, que durante o acompanhamento nutricional trabalho estratégias de nutrição funcional e comportamental, dessa forma meus pacientes conseguem reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

      Quanto a Intolerânia à frutose - IF, ela possui sintomas parecidos, mas com tratamento distinto. Para você você ter sucesso no tratamento, precisa ser acompanhado por um gastroenterologista e nutricionista experientes. E já te adianto, escreva um diário alimentar com registro dos horários, alimentos consumidos e sintomas. Isso é primordial para os profissionais te ajudarem ao máximo possível. Grande abraço :)

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.