Aveioca

21.6.18
Oi pessoal! Tudo bem? Tem muitos pacientes que comem tapioca com ovo todo santo dia. E as vezes trocam pela Rap 10. Essas duas opções não são as melhores. ☝Vou dizer o porque e ainda de quebra vou dar uma outra opção bem melhor. Ok?😉 .

👉 A fécula de mandioca não tem glúten. Isso é legal, porque é importante reduzirmos a quantidade de glúten na nossa alimentação, contudo, em muitos casos não é necessário excluí-lo da dieta, apenas reduzí-lo. Por outro lado, a fécula de mandioca tem pouca fibra e apresenta alto índice glicêmico. Para diabéticos e obesos não é a melhor opção.

👉 A Rap 10 é tão prática e tão fininha, parece tão leve e saudável. SQN.🙈 Ela tem 'gordura vegetal' hidrogenada e elevada quantidade de sódio. O que pode contribuir para alterações no perfil lipídico e também retenção de líquido corporal 📈 .

👉Quero deixar bem claro, que é possível vez e outra encaixar esses ingredientes/alimentos nas suas refeições. Mas que não seja rotina, tudo bem? Se você deseja seguir uma alimentação mais nutritiva, equilibrada em nutrientes é interessante incluir outras opções.

👉Assim, você pode optar pela aveioca. É super simples. Você vai precisar de três ingredientes: 
3 colh. sopa de aveia fina ou em flocos
5-6 colh. sopa de água
1 pitada de sal marinho. 


Como fazer? Adicione todos os ingredientes em uma caneca. Com o auxílio da colher de sopa, misture bem. Deixe descansar por 5 minutinhos. Em uma frigideira antiaderente ainda fria espalhe um fiozinho de azeite e em seguida a misturinha de aveia. Ligue o fogo e deixe-o baixo. Não usar a tampa, pois queremos que a água evapore. Quando as bordas estiverem bem douradinhas, com cuidado vire a aveioca. A massa deve ficar bem sequinha. Depois só rechear a massa. 

Você pode combinar creme de amendoim com frutas ou uma proteína (tofu, homus/cottage/frango*) e salada da sua preferência (tomate, manjericão...). Fica uma delícia!👌😋😍 

*Apesar de ser vegana e mais conhecida por atender veganos e vegetarianos, também tenho muitos pacientes que comem carne, principalmente os que atendo em Uruaçu. ☝ 

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

11 comentários:

  1. Amei a dica!! Obrigada por compartilhar!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana! Esse cantinho aqui é pra compartilhar com vocês informações assim, que são muito importantes. Super beijo!

      Excluir
  2. Linda da titia! Muito sucesso pra você! Amei essa receita da aveioca, fará parte da minha dieta com certeza! bjuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Existem várias farinhas no mercado , como a farinha de banana, de soja , de milho , e outras pode substituir por essas outras farinhas ou não dará certo? Pois quem tem uma dieta no desjejum e lancha a base de aveia acaba enjoando!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, essas farinhas que você mencionou não proporciona liga, por isso, nesta receita, essas trocas não conferem a mesma textura e sabor a massa. Tudo bem? Para variar o sabor, você pode usar diferentes temperos na massa, uma vez utilize o orégano, outra cebolinha, vinagrete. Além disso, variando os recheios da aveioca e quase impossível enjoar dessa preparação. Qualquer dúvida ou dificuldade estou à disposição. Beijos.

      Excluir
  4. Muito legal a dica, vou fazer a receita, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Lidiane!!! Foi muito bom conhecer seu trabalho! Estou muito interessada.

    ResponderExcluir
  6. Nem a RAP 10 integral é recomendada para quem quer emagrecer, e está com diabetes? Eu consumo granola no café, no almoço arroz integral, e no meio da tarde eu gosto de comer essa rap 10 integral com frango desfiado e legumes picado. Consumo frutas nos intervalos entre as refeições, e a noite só uma sopa leve ou iogurte zero com granola igual no café da manhã.

    ResponderExcluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.