Hambúrguer de quinoa

Já falei aqui no blog bastante sobre a quinoa, você pode conferir nos posts: Quinoa - super alimentos
Tabule de quinoa. Mas hoje quero compartilhar uma receitinha que é uma das minhas preferidas. Combina com todas as refeições: desjejum, almoço, jantar. 

Ingredientes:
4 colh. sopa cheias de quinoa tricolor cozida
2 colh. sopa de cebola
2 colh. sobr. sementes de girassol
1 colh. sopa de tomate picado sem sementes
1 colh. sopa rasa de polvilho azedo
1 dente de alho picado
Sal marinho a gosto
Páprica picante a gosto

Como fazer? Em uma panela doure a cebola, alho e tomate num fio de azeite. Dilua o polvilho em meia xícara (chá) de água fria e misture junto com a cebola e alho na panela, mantendo no fogo até fazer uma massa homogênea.
Adicione a quinoa já cozida, a semente de girassol, sal marinho e páprica picante. Misture bastante todos os ingredientes. Espere esfriar a massa e modele com as mãos o mega, ultra, power hambúrguer. Rsrs... Doure em uma frigideira antiaderente e sirva em seguida com legumes cozidos no vapor ou num sanduba super delícia com homus, rúcula e tomates frescos.

Gosto de colocar sementes de girassol ou de abóbora para além de agregar mais proteína, me proporcionar uma sensação de crocância enquanto como o hambúrguer. Porque na real, hambúrguer vegetal é diferente daqueles elaborados com carne, então eu uso algumas estratégias para deixa-lo mais saboroso possível, inclusive no aspecto da textura.

Se você não tiver páprica picante pode colocar outros temperos naturais. Uso com frequência esse tempero pois adoro seu sabor, me lembra o molho de mostarda, que a propósito é o meu preferido. Hehe.

E aí, gostou da receita? Já preparou na sua casa? Me conte, qual foi o feedback que você recebeu? Poxa, você teve dificuldades durante o preparo? Quais foram? Me fale nos comentários que irei ajudá-lo com o maior prazer! 

Ah, receba ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar! Assine minha news e ganhe de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

4 comentários:

  1. Oi obrigado. Tudo bem...

    ResponderExcluir
  2. Posso colocar farinha de grão de bico no lugar do polvilho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vhecia! Muito bom sua interação aqui no blog. Isso é muito importante para mim! Eu ainda não testei usando a farinha de grão de bico. Você já usou? Deu certo? Conte pra nós. Super beijo.

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.