Veganismo é diferente de Anorexia

17.2.16

Queridos, sinto-me na responsabilidade de esclarecer os fatos, visto que também atendo vegetarianos. Bom, hoje dia 17/02/2016 no programa Bem Estar, durante uma entrevista sobre transtornos alimentares a profissional convidada disse que o vegetarianismo é considerado um sintoma de anorexia e ainda, que o veganismo é o último passo antes da anorexia. Cuma?!

Queridos, o veganismo não é considerado uma dieta, mas uma filosofia de vida, envolve muitos hábitos, a alimentação é apenas um detalhe. Adeptos ao veganismo podem ser saudáveis e longe de ser anoréxicos desde que procurem ajuda de seu médico e nutricionista para que a transição seja feita de forma saudável sem prejuízos à saúde.

Mas vamos analisar, o que é anorexia? É a redução ou perda do apetite, resultando em magreza extrema. A causa? O fator exato da causa de anorexia ainda é desconhecido pelos cientistas, no entanto se sabe que fatores psicológicos e ambientais são importantes no desenvolvimento desse tipo de transtorno alimentar.

E o veganismo? É uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. A alimentação é baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos elaborados a partir do couro e testado em animais.

Onde que está a semelhança entre veganismo e anorexia? Uma sugestão para os pesquisadores de plantão: Qual é a incidência e prevalência de veganos em pacientes anoréxicos? Fica aí a dica para uma ótima pesquisa!

Na minha prática clínica, tenho observado três grupos bem distintos entre os veganos. Os que apostam nos cereais, os que apostam nos vegetais e os que possuem equilíbrio. Geralmente os veganos que consomem grande quantidade de carboidratos estão com sobrepeso ou obesidade, os que consomem mais vegetais do que cereais integrais estão abaixo do peso. Já aqueles que aprenderam a equilibrar o consumo de cereais integrais, oleaginosas, leguminosas, frutas e verduras estão usufruindo de ótima silhueta e saúde, é nítido na histórica clínica, exames físicos e bioquímicos. E sabe qual o segredo desse último público? Buscaram ajuda! Através de consulta com médicos nutricionistas, participação de cursos e retiros aprenderam fazer bonito! ;)

Espero que a Sociedade Vegetariana Brasileira, por meio da sua equipe de médicos e nutricionistas deem um parecer urgente para melhor esclarecimento da população, pois o que falta é informação clara e confiável sobre o veganismo.

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.


Um comentário:

  1. Lamentável que uma emissora de TV propague desinformação. Sou vegetariano há 32 anos, hoje tendendo ao veganismo, e minha saúde é ótima. Não sou anoréxico. Ao contrário, estou com um sobrepeso de uns 10 quilos.
    Nota zero para esse tal programa "Bem Estar" que nunca assisti (não assisto nada dessa emissora), e nota zero para essa profissional, que deveria ser convidada a voltar a frequentar a escola para aprender direito sua profissão.

    ResponderExcluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.