Qual o melhor óleo para cozinhar?

Oi queridos, algumas dúvidas cruéis que sempre me apresentam sobre o uso de óleos:

Qual é o melhor óleo para utilizar na cozinha?
Qual a diferença entre o azeite virgem e o extra-virgem?
Posso utilizá-los para cozinhar?
Qual é o melhor para a saúde?

Confesso que os pacientes lançam perguntas como essas e muitas vezes peço um tempo para fazer uma revisão bibliográfica sobre o assunto, pois são tantos pontos de vista, cada um dos meus colegas tem uma opinião, porém o paciente é meu bem mais precioso, ele precisa ser respondido de modo inteligente, baseado em evidências científicas. Alto lá, responder qualquer coisa sem nenhum cabimento!

Bom, há relação direta entre o risco de doenças cardiovasculares e o uso de óleo de cozinha aquecido a altas temperaturas e reaquecido. Portanto, refogar, saltear e fritar alimentos com o fogo baixo e jamais reutilizar óleos de frituras são práticas importantes para evitar a oxidação dos óleos, processo químico que leva o desenvolvimento de compostos indesejáveis, como aldeídos, por exemplo,  e diminuição do valor nutricional do alimento.

Os melhores óleos para o cozimento são os que apresentam maior estabilidade quando submetidos à altas temperaturas, possuem maior teor de ácidos graxos saturados ou monoinsaturados. Abaixo uma escala de estabilidade para alguns óleos, proposto por pesquisadores:

Estudiosos avaliaram a relação entre a temperatura e a oxidação de oito óleos vegetais e concluíram que dentre eles os mais estáveis, são de palma, gergelim, azeite de oliva e cártamo. Portanto, mais saudáveis para o uso na culinária. Já os menos instáveis, de milho, girassol, soja e semente de uva, por conterem maior quantidade de ácidos graxos polinsaturados é bom serem utilizados apenas à frio.

O azeite de oliva virgem, com acidez entre 1-2% é o mais indicado para o cozimento e fritura, já o azeite extra virgem com acidez menor que 0,8% não devem jamais serem  aquecidos e sim utilizados em saladas ou finalização de preparações, dessa forma você vai usufruir de todas as propriedades funcionais que ele possui, tudo certo?

Lembre-se, para obter saúde, priorize sempre o consumo de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, evite o consumo de gorduras saturadas! Por isso, que incentivo o uso de óleos vegetais no lugar de gorduras de origem animal, tudo bem?

Dúvida sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a).

Quer receber ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar? Assine minha news e receba de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Referências:

[1] Chun-Yi Ng; et alHeated vegetable oils and cardiovascular disease risk factors. Vascular Pharmacology, Amsterdã2014, v. 61, n. 1, p. 1-9.

[2] Baokun Qi; et al. Differential scanning calorimetry study—Assessing the influence of composition of vegetable oils on oxidation Baokun. Food Chemistry, Amsterdã, 2016, v. 194, n. 1, p. 601-607.

2 comentários:

  1. oi Lydiane! tu esqueceu ou não quis mesmo colocar o óleo de coco nessa lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo! Esqueci não, ao contrário do que tem sido falado por aí o óleo de coco apresenta grande quantidade de gorduras saturadas, inclusive é bem resistente a altas temperaturas. Mas seu consumo deve ser controlado. Não utilizo e não recomendo o uso regular desse tipo de óleo. Abração.

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.