Benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco possui ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, além de efeito cardioprotetor e vasodilatador, devido a presença de flavonoides e ácidos orgânicos, que ajudam a aumentar os níveis plasmáticos da lipoproteína de alta densidade (HDL-C) e diminuir concentração plasmática da lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), os triglicerídeos e a pressão arterial sanguínea.


O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa(HS), que não é a espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.
Pesquisas demonstraram que o consumo diário desse chá reduz significativamente a pressão arterial sistólica e diastólica em adultos com hipertensão e diabetes tipo 2. Além disso, demonstraram que o consumo diário de chá de hibisco tem influência favorável sobre o perfil lipídico, incluindo a redução de colesterol sanguíneo total, do LDL-C e triglicérides, bem como o aumento sanguíneo HDL-C.

Potenciais mecanismos têm sido propostos para explicar esses efeitos hipotensores e hipocolesterolêmicos, um deles é pelo efeito de inibir a oxidação da LDL-C exercida pelas antocianinas presentes nesse chá, o que impede o desenvolvimento da aterosclerose, que é um importante fator de risco para a doença cardiovascular. 

chá de hibisco ainda é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular na qual as células pré-adipócitos se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no organismo humano. Resultados de outras pesquisas demonstram que o extrato de hibisco diminuiu significativamente a expressão de fatores de transcrição adipogênica.

200 ml de água
1 colher (chá) flor de hibisco seca

Como fazer? Aqueça a água, quando pequenas bolhas começarem a se formar no fundo da panela já está na hora de desligar. Acrescente a flor seca, evite utilizar sachês com as flores trituradas, tudo bem? Abafe com uma tampa, aguarde 10 minutos, coe e tome o chá quente ou gelado.


400 ml de chá de hibisco gelado
1 maçã
1 folha de couve
Suco de uma lima da pérsia
1 colher (café) de gengibre ralado

Como fazer? Bata os ingredientes no liqui, coe e beba em seguida. Rende  2 porções. Esse mix de ervas e frutas destoxica e reduz a gordura no sangue, além de acelerar o metabolismo. Ótimo para você começar o dia. 

Alguma dúvida? Me escreva nos comentários.

Bjo da nutri


2 comentários:

  1. Onde posso comprar o hibisco e quanto custa mais ou menos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tayse, muito bom vê-la por aqui. Você pode encontrar as flores de hibisco em lojas e empórios naturais. O preço varia muito, em torno de R$7,00 um pacote com 40g. Bjão.

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.