O que comer primeiro? Alimentos crus ou cozidos?

29.6.14
Os pratos crus, frutas e verduras, ou pratos quentes cozidos? O que comer primeiro? Para muita gente isso é um dúvida, por isso, resolvi falar sobre isso aqui, mostrando as reais vantagens de optar sobre o prato que deve vir antes do outro, se cru ou cozido, e se há fundamento nisso.


Comer os alimentos crus primeiro favorece a fisiologia digestiva do nosso organismo. Tanto as frutas como as verduras são alimentos com maior teor de fibras, geralmente em relação aos demais alimentos integrantes das refeições, como pão, arroz, leguminosas.

A mastigação desses alimentos crus usualmente requer mais força e tempo em relação aos alimentos cozidos. Por sua vez, um número maior de mastigações resulta em efeito de saciação, evitando que o individuo coma demais e extrapole os limites do organismo.

Além de exigir mais mastigação, os alimentos crus também estimulam mais a produção do suco gástrico, indispensável à digestão dos alimentos. Assim a digestão de torna mais eficiente e contribui para a barreira microbiológica propiciada pelo pH ácido resultante do ácido clorídrico contido no suco gástrico.

As fibras contidas nos alimentos crus de origem vegetal, em especial frutas e verduras, normalmente ganham volume durante o contato com os líquidos digestivos e por causa do calor interno do organismo, por volta de 37ºC. Com a expansão do estômago e do intestino delgado, o sistema nervoso emite a sensação de saciedade.

As fibras em especial as solúveis, também contribuem para a redução da absorção de glicose pela corrente sanguínea, tornando-a mais homogênea e constante. Assim, são evitados picos hiperglicêmicos, é prolongada a sensação de saciedade e evita a sonolência causada pela hiperglicemia.

O consumo de frutas e verduras primeiro, contribui para a menor ingestão energética, tendo em vista que, por natureza, esses alimentos apresentam menor teor energético, se comparado com outros (cereais, leguminosas, carnes). Assim, a saciedade por eles promovida inibe um grande consumo alimentar subsequente.

Portanto, comer os alimentos crus é mais do que um modismo e etiqueta social. Os benefícios fisiológicos e nutricionais são evidentes, e essa prática pode ser adotada por todas as pessoas sadias, incluindo crianças.

Ainda ficou com dúvidas sobre esse assunto? Deixe nos comentários.

Abração da nutri :)

3 comentários:

  1. Parabéns pela dica , adorei

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempodeveria ter entre o alimento cru ingerido e o alimento cozido? Tendo em vista que ambos vão para o estômago para ser misturado com suco gástrico, não vejo sentido em comer o cru e ligo em seguida comer o cozido

    ResponderExcluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.