Os 4,5 cachos de uva: um equívoco?

16.9.13
   

A embalagem afirma que em um litro do néctar há suco de 4,5 cachos de uva! (Você sabe a diferença entre suco e néctar? Leia o post Suco, néctar, refresco é tudo igual?). Daí por um segundo eu fiquei pensando no quanto, supostamente, esses cachos de uvas são mirrados, porque o suco tem mais gosto de açúcar do que o próprio sabor da uva! Porém, aparentemente eu me enganei, pois, ainda com letras bem minúsculas pude ler “cachos de uva de aproximadamente 203g”. Pera aí, então, esses cachos não devem ser tão definhados assim. Será??

Bom, pegue agora uma calculadora e faça comigo uma breve conta de matemática: 4,5 (quantidade de cachos de uva) X 203 (peso de cada cacho de uva). Qual o valor que sua calculadora mostra? Eu obtive 913,5 g, bateu com o seu resultado?!

Gostaria que você refletisse agora comigo, onde vão parar esses cachos de uva durante o processo de produção do néctar? Neste post não estou incriminando as indústrias de alimentos, apesar de que, na minha opinião, o marketing precisa ser mais fidedigno, visto que infelizmente não é. Contudo, meu objetivo aqui é ressaltar que precisamos ser consumidores conscientes, conhecer melhor aquilo que colocamos no carrinho e alimentamos nossa família e amigos. Portanto, insisto na pergunta: onde vão parar esses cachos de uva durante o processo de produção do néctar?

Particularmente sou muito curiosa, não em relação à vida alheia, de jeito nenhum, mas em se tratando de alimentos, sou a própria abelhuda! Rsrs... Portanto, na última sexta-feira comprei 1 Kg de uvas, cheguei em casa higienizei bem, como manda o figurino, e pesei 913,5 g de uvas. Fiquei impressionada com a quantidade de uvas que definitivamente, não estão em nossos 'sucos'  industrializados!

Minha experiência não parou por aqui. Adicionei as uvas (com semente e casca – são super nutritivos!) à jarra do liquidificador e amassei bem com as mãos, a fim de soltar o ‘caldinho’, sem ser necessário adicionar água. Bati bem depois coei o suco. Obtive mais de 750 ml de puro suco da uva!

Então, onde vão parar esses cachos de uva durante o processo de produção do néctar? Definitivamente eu não sei! Se você ficar sabendo do paradeiro dessas uvas me avise! Quero saber!

Ah, eu nem preciso dizer que ao final dessa minha 'experiência' pude saborear um suco hiper, mega funcional de uva, né? Como sempre digo, trocar o refrigerante pelos 'sucos' industrializados é trocar 6 por meia dúzia! Não faz diferença nenhuma, é trocar o sujo pelo mal lavado! Meu papel é abrir os olhos dos meus pacientes e leitores do blog, porém cabe a cada um fazer sua escolha. Torço para que sejam sábias escolhas. Bjão :) 

4 comentários:

  1. Ola Dr. Lydiane Cristina.
    Gostei muito de conhecer seu blog. Amei todas as postagens e adorei descobrir que você é uma nutricionista vegetariana. em breve entrarei em contato para uma consuta. eu também sou vegetariana e gostaria de um acompanhamento profissional. abraços e parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marisa, Tudo jóia? Fico muito feliz por ter gostado! :)
      Há 6 anos venho desfrutando dos benefícios da alimentação ovolactovegetariana.
      Excelente! Será um prazer atendê-la. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Olá, Lydiane!

    Apesar de já ter passado várias vezes pelo seu blog, só agora parei para ler este artigo. Muito interessante o que sua curiosidade a levou a fazer!

    A leitura valeu também pelo seu alerta final: sempre troco o refrigerante pelo suco de caixinha, achando que estou falando muito bem.

    Parabéns pelo artigo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adelson, que maravilha encontrá-lo por aqui! Obrigada pelo feedback positivo! Eu também já fiz isso várias vezes, pensando que era uma escolha assertiva, depois que fiz um olhar mais crítico, mudei de atitude! Abração

      Excluir

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.