Quinoa - super alimentos

Quinoa é um dos melhores alimentos que existe no mundo! Contém T-O-D-O-S os aminoácidos essenciais, essenciais para o bom funcionamento do organismo, e promovem fortalecimento muscular, principalmente para praticantes de exercícios físicos. Boa fonte de cálcio, fortalecendo assim, os nossos ossos e auxiliando na prevenção de osteoporose. Por causa dos ômegas 3 e 6 presentes, esse alimento é um forte aliado na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, inflamatórias e redução de colesterol. Suas fibras auxiliam no funcionamento intestinal, no equilíbrio de açúcares e gordura no sangue e por promover saciedade, dentre outros benefícios é importante incluí-la no cardápio para emagrecimento. A quinoa também tem uma boa quantidade de ferro!

Se você é vegetariano ou não e tem objetivo de hipertrofia muscular ou esportivo, não pode ficar sem esse alimento no cardápio! 

Inclusive é um dos mais fáceis de preparar, cozinha mais rápido do que arroz branco (juro!). É possível você encontrar três tipos, a mais clarinha, vermelha e negra, quanto mais escura mais antioxidantes, fibras e proteínas.

Os grãos de quinoa apresentam uma substância, as saponinas que podem dificultar a absorção de nutrientes e inclusive pode conferir um sabor meio amargo nos grãos. Portanto, é importante fazer o remolho dos grãos de quinoa (semelhante ao remolho realizado em leguminosas, porém não é necessário muito tempo!) durante algumas horas, descartar a água e então cozinhá-la. Combinado?

A forma mais simples de preparar os grãos é cozinhá-los, e comer como se fosse arroz, inclusive,  se quiser, você pode substituí-lo pela quinoa. 

Como preparar quinoa: após deixar 1 xícara (chá) de grãos de quinoa de remolho durante 60 minutos ou mais, escorra a água. Transfira os grãos para uma panela, adicione água [3 xícaras (chá) para quinoa clarinha; 4 xícaras (chá) para a vermelha ou 6 xícaras (chá) se for a negra, pois como mencionei acima, o ponto de cozimento de cada uma é diferente, ok?] sal marinho a gosto, tampe e deixe cozinhar no fogo médio até secar a  água.

Costumo cozinhar uma boa quantidade de grãos de quinoa, assim facilita minha vida durante a semana e consigo variar bastante meu cardápio, pois a partir dos grãos cozidos faço várias receitas como tabule e hambúrguer.

Além dos grãos, utilizo a quinoa em flocos e sua farinha também. Seus flocos lembram 'Mucilon' contudo, apresenta um sabor bem característico. Utilizo em mingaus, em frutas, vitaminas, receitas de biscoitos e bolos. A farinha utilizo em pães, biscoitos e bolos. Adianto que não é legal substituir toda a farinha de trigo do bolo, por exemplo, pela farinha de quinoa, pois ela é muito forte e se usada em grande quantidade pode deixar a preparação desagradável. Então, substitua uma parte. Blz?
Em Goiânia é fácil encontrar esses produtos, para você adquirir com preços mais camaradas, pechinche,  aposte nos empórios, os produtos a granel são mais baratos.

Dúvidas sobre esse assunto? Escreva nos comentários, será um prazer respondê-lo(a)!

Receba ajuda extra para você seguir firme com a reeducação alimentar! Assine minha news e ganhe de brinde e-books de receitas saudáveis e muito mais.

Aproveite e curta nossa página no Facebook! Sempre você encontra informações valiosas sobre nutrição, alimentação saudável para emagrecimento, hipertrofia muscular, gestação e muito mais.

Bjo da nutri.

Nenhum comentário:

Não serão liberados para publicação os comentários que contenham ofensas ou palavras agressivas, links para sites duvidosos, ilegais ou mensagens de cunho publicitário. Caso seu comentário não seja aprovado imediatamente, aguarde. Em breve ele será moderado e você, comunicado por e-mail sobre a liberação. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia do Blogger.